Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, CadeiraSede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Cadeira, Mesa, VigaSede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, VigaSede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Fachada, Pátio, TerraçoSede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mais Imagens+ 11

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: TETRO Arquitetura; TETRO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alggar Marcenaria, Leandro Caram, Serralheria Jesuína, Vidrex
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Maia, Débora Mendes, Igor Macedo
  • Construção: TETRO Arquitetura
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Cadeira, Mesa
© Gustavo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede da Juris Correspondente em Belo Horizonte está localizada no topo de um edifício antigo na área central de Belo Horizonte e possui uma espetacular vista 360º da cidade. Do alto deste edifício, sua posição privilegiada permite avistar vários pontos importantes da cidade, como a Serra do Curral, o Parque Municipal, o Centro da Cidade com seus grafites nas empenas cegas, o bairro Santa Tereza, além de edifícios pós-modernos emblemáticos.

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Vidro, Janela, Viga
© Gustavo Xavier

O programa do projeto consiste basicamente em três espaços principais: Uma grande sala de trabalho, uma sala de reuniões e os terraços. A sala de trabalho é composta por uma única mesa coletiva  ameboide, que representa a sinergia de trabalho. O piso roxo feito em pintura epóxi é um dos principais elementos que dá personalidade ao escritório, e faz referência ao logotipo da marca. No teto foi criado um “forro” em cabos de aço, que expressa a alma da empresa que é “uma rede de conexões de advogados” e tem a função de flexibilizar a infraestrutura elétrica e fixar as diversas plantas que ficam espalhadas pelo espaço. E para que se possa escrever nas paredes, todas elas foram revestidas com lousa branca.

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Gustavo Xavier
Planta
Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação
© Gustavo Xavier

A sala de reuniões foi construída em uma das extremidades do terraço e possui uma visão panorâmica de BH. A mesa também segue a mesma linha orgânica da mesa da sala de trabalho. O piso foi executado em deck de madeira facilitando a drenagem pluvial. Junto à janela desta sala há uma jardineira onde foi criada uma horta com diversos tipos de temperos.

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação, Pátio
© Gustavo Xavier

Os terraços são os espaços que dão maior identidade ao lugar. Estas áreas, que circundam todo o  escritório, foram ocupadas como espaços abertos de descompressão. A maioria dos materiais originais foram mantidos, sendo acrescentados o mobiliário feito de deck de madeira e os diversos vasos com árvores frutíferas. Os volumes de aço na cor magenta são a copa e seus apoios. Foi criado também uma rede de tecidos presos em cabos de aço, para gerar sombras e tornar o ambiente agradável ao uso em dias de sol. Foi muito interessante ver a apropriação desses espaços pelos funcionários, que fazem questão de almoçar na empresa, confraternizar e fazer reuniões informais.

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Mesa
© Gustavo Xavier

Por fim, o projeto de arquitetura do Júris demostra ser possível que o ambiente empresarial seja descolado, “cool”, valorize os empregados, aumente a produtividade criativa e que por outro lado mantenha a seriedade, sem infantilizações.

Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura - Terraço, Pátio
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Juris Correspondent / TETRO Arquitetura" 07 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929827/sede-juris-correspondent-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.