Habitação rural de autoprodução assistida / JC Arquitectura + Kiltro Polaris Arquitectura

Habitação rural de autoprodução assistida / JC Arquitectura + Kiltro Polaris Arquitectura

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Duco LAB
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não é segredo que, desde a revolução industrial, as cidades começaram a crescer sem precedentes. As pessoas, movidas por melhores oportunidades de vida, deixaram o campo e aventuraram-se a viver em cidades que cresciam freneticamente ao ritmo do progresso. O México, um país com uma grande área rural, experimentou um crescimento semelhante durante e após a Segunda Guerra Mundial. Grandes edifícios foram construídos, vastos projetos habitacionais foram promovidos, cidades ex-novas foram criadas, políticas públicas foram aprovadas que promoveram o crescimento das cidades e, sem perceber, entramos plenamente na modernidade. Deixamos de ser um México do campo para nos tornarmos um México de Zonas Metropolitanas, que concentra quase 80% da população (segundo dados do censo do INEGI 2010).

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Após décadas de focalização das políticas públicas nos centros urbanos, decidiu-se virar para o campo para lhe retribuir um pouco do muito que nos tem dado. A convite do Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do INFONAVIT, foram desenvolvidos projetos Open Source ou Creative Commons para analisar e comprovar que é possível desenvolver a habitação social rural de outra forma.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Planta
Planta
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Uma das premissas estipuladas para esta Moradia Rural Progressiva de Autoprodução Assistida é que ela deve permanecer dentro da categoria de habitação acessível e estar sujeita a subsídio federal. A planta principal da casa contempla um terraço de concreto sobre o qual se desdobra uma estrutura reticular de concreto. Esta estrutura contém, por um lado, os serviços básicos da habitação (lavabo, cozinha, sala de jantar e quarto) e, por outro, permite o crescimento imediato da moradia. Tal como na arquitetura vernácula, o crescimento da habitação é contemplado para ser resolvido com os meios do habitante, sem que isto ponha em risco a integridade do edifício ou a dos seus ocupantes.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Corte AA
Corte AA
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A proposta da Moradia Rural Progressiva de Autoprodução Assistida é que, com o devido tempo e com o crescimento da mesma, esta célula primitiva permaneça apenas como a bela memória da semente que permitiu seu desenvolvimento.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Habitação rural de autoprodução assistida / JC Arquitectura + Kiltro Polaris Arquitectura" [La casa que crece. Vivienda Rural Progresiva de Autoproducción Asistida / JC Arquitectura + Kiltro Polaris Arquitectura] 29 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929488/habitacao-rural-de-autoproducao-assistida-jc-arquitectura-plus-kiltro-polaris-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.