Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 26Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 26Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 4 de 26Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 5 de 26Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Responsável: Sergio Sampaio
  • Paisagismo: Sergio Sampaio
  • Consultores (Cálculo Do Concreto): Miguel Maratá
  • Colaboradores: Crosslam Brasil
  • Cidade: Avaré
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 5 de 26
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Avaré ocupa a parte superior de uma faixa de terra inclinada que margeia a represa Jurumirim distante a 300km da capital paulista.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 6 de 26
© Leonardo Finotti

O projeto é definido pelas escalas doméstica e da paisagem. A primeira é definida por um prisma acinzentado metálico, enquanto a segunda é representada por uma cobertura de madeira (MLC) curva e leve.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 26
© Leonardo Finotti

Privacidade e extroversão coexistem neste projeto; o partido adotado consiste na criação de uma plataforma-mirante voltada para a represa ocupada pela varanda e piscina onde é definida a cota de implantação da casa sobre a topografia iclinada do terreno natural. Sob essa plataforma de concreto encontram-se a garagem de barcos, depósito e casa de máquinas. Transversalmente à essa plataforma-mirante está disposto um volume prismático de 8,00 x 35,00, elevados a 60cm do solo natural, que configura os ambientes internos da moradia (sala,cozinha e dormitórios) deistribuidos em uma planta modular.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 9 de 26
© Leonardo Finotti
Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 20 de 26
Planta
Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 17 de 26
© Leonardo Finotti

Os materiais especificados para a construção foram adotados para obtenção da melhor performance  dos ambientes quanto ao isolamento térmico-acustico e, simultaneamente, visualmente expressar as soluções técnicas empregadas e evidenciar a materialidade dos componentes como elemento de valor arquitetônico. Toda a construção é estruturada em painéis de madeira CLT (Cross Laminated Timber) cuja modulação das peças (1,25 x 2,80) definiram a configuração dos espaços internos.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 26
© Leonardo Finotti

Luz natural e ventilação cruzada são garantidos através de domus-venezianas de cristal nos banheiros e grandes aberturas emolduradas pelas esquadrias de aluminio de correr e vidros laminados com película refeltiva incolor. As quatro faces do prisma são revestidas por fachadas ventiladas; bandejas metálicas piso-teto pré-pintadas afastadas 5 cm da face externa da casa  que  colaboram com o isolamento termico-acustico da construção e controle da umidade.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 4 de 26
© Leonardo Finotti

As instalações elétricas e hidráulicas passam entre o forro de gesso e a laje de cobertura executada em wood frame com chapas de madeira compensada sob manta termoplástica TPO. As prumadas de cabeamento e tubulações estão concentradas em shafts de manutenção distribuidas de maneira equidistantes pela casa.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 13 de 26
© Leonardo Finotti

Para proteger a varanda e sala de estar da insolação excessiva noroeste e abriga-las das chuvas foi criado uma cobertura de 26 metros de extensão em arco de madeira MLC (madeira laminada colada) revestida por manta termoplástica TPO cinza sobre telhas metálicas. Esse elemento protagonista da composição aflora na face Sul, onde estão localizados o acesso social e abrigo de carros, avança sobre a casa e finaliza em um beiral a 5,50 de altura no alinhamento da projeção da piscina, do outro lado do prisma ao Noroeste. A grande cobertura arqueada apoia-se em apenas quatro delicados pilares trapezoidais de concreto; dois de um lado do prisma e dois do outro; que distribuem as cargas diretamente para as fundações. Tirantes de aço para contraventamento e reforços nas articulações são  aparentes e dão expressividade à lógica estrutural sofisticada da construção.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 8 de 26
© Leonardo Finotti
Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 21 de 26
Corte
Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 15 de 26
© Leonardo Finotti

O projeto foi concebido e a obra foi planejada sob as premissas de tornar os processos construtivos mais eficientes para reduzir ao máximo o impacto ambiental. Para isso a obra foi executada em 2 frentes de trabalho:
1 - Movimentações de terra, drenagem, ligações hidrosanitárias e execução das fundações e embasamento de concreto armado in loco utilizando mão de obra local.
2 – Produção dos componentes industrializados (painéis CLT, vigas MLC, esquadrias de aluminio e as bandejas das fachadas ventiladas) na região metropolitana de São Paulo . Transporte e montagem (10 dias) feitas através de caminhão munck e montadores especializados que fixaram todas as estruturas e vedações com sistemas de macho-fêmea e parafusos.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 11 de 26
© Leonardo Finotti

A modularização do projeto mediante os elementos da composição, utilização predominante de componentes de matriz renovável (madeira), estruturas leves e peças segmentadas de fácil transporte otimizaram o prazo de construção e reduziram drasticamente o consumo de água, geração de resíduos e desperdícios de materiais. Além disso o planejamento da obra e adoção de procesos inovadores promoveram a qualificação técnica de mão de obra e fornecedores locais durante o acompanhamento da edificação. 

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 18 de 26
© Leonardo Finotti

As propriedades de isolamento térmico da madeira, farta ventilação e iluminação natural, fachadas ventiladas, teto jardim sobre cobertura em manta termoplástica e painéis solares para aquecimento das águas garantem o conforto ambiental da residência ao mesmo tempo que reduzem os gastos com energia elétrica para utilização de luz artificial e ar-condicionado tornando sua utilização mais eco eficiente.

Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 19 de 26
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Avaré / Sergio Sampaio Archi + Tectônica" 11 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928188/casa-avare-sergio-sampaio-arquitetura-plus-planejamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.