Residência Deslizante / Stu/D/O Architects

Residência Deslizante  / Stu/D/O Architects - Mais Imagens+ 25

Tambon Hin Tung, Tailândia
  • Arquitetos: Stu/D/O Architects; Stu/D/O Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALMET, AutoDesk, Empire Granite, Lamptitude, TGSG, TOA Color, Trimble Navigation, Trusol
  • Arquitetos Responsáveis : Apichart Srirojanapinyo
  • Equipe: Apichart Srirojanapinyo, Chanasit Cholasuek, Adrian Smiths, Phark Lertchanyakul
  • Clientes: Vipart Pakathikom
  • Engenharia Estrutural: Ittipon Konjaisue
  • Engenharia Mecânica : Sutanya Sukprahan
  • Paisagismo: Field Landscape Studio
  • Consultoria : Yutthana Pratumpo
  • Cidade: Tambon Hin Tung
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na tentativa de criar uma tipologia única para uma casa de férias, essa residência integra os princípios das crenças tailandesas, ou seja, o Feng Shui, o contexto do terreno e os princípios do design moderno. Localizado no final de uma rua sem saída, o local oferece vistas panorâmicas das montanhas circundantes.

© Spaceshift Studio

Embora os proprietários tenham hesitado em comprar o terreno devido à sua localização sem saída, essa condição aparentemente negativa é resolvida dividindo o local e o programa em dois projetos, tornando área adjacente à rua sem saída um pátio aberto; uma paisagem compartilhada entre as funções distribuídas ao longo do limite do terreno. Como o Feng Shui determina ambientes propícios, referindo-se a características locais, como elementos de água e terra, a integração de tais crenças com a ventilação natural permitiu a criação de um projeto sustentável que proporciona condições de vida confortáveis.

© Spaceshift Studio

A cobertura triangular se torna uma característica essencial do projeto; flutuando nos volumes, dá coerência às formas dispersas e conecta visualmente os programas. Embora sua forma se assemelhe às montanhas circundantes, o telhado tem espaços triangulares que criam uma sensação mais leve como se estivessem deslizando, daí o nome "residência deslizante".

Planta - primeiro pavimento
Corte 02

Os terraços ao ar livre sob essa ampla marquise se tornam lugares para reuniões de família; Um espaço para conversar, beber e comer juntos. Esse tipo de espaço é evidente nas casas tradicionais tailandesas, onde os terraços têm várias funções informais ou são usados como espaço para reuniões. Reinterpretamos esses conceitos com convenções de desenho para integrar a arquitetura ao ambiente, tanto cultural quanto formalmente.

© Spaceshift Studio

Na Tailândia, superstições e crenças permanecem enraizadas na comunidade e na vida cotidiana. Projetar de acordo com essas crenças é, de alguma forma, projetar a arquitetura para o espírito do lugar. Ao fazer isso, acreditamos que a experiência e o apego que os usuários sentem em relação ao espaço criam uma arquitetura mais duradoura.

© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Deslizante / Stu/D/O Architects" [Gliding Villa / Stu/D/O Architects] 05 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927669/residencia-deslizante-stu-d-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.