Ariel Rojo projeta instalação urbana lúdica para o Abierto Mexicano de Diseño 2019

Ariel Rojo projeta instalação urbana lúdica para o Abierto Mexicano de Diseño 2019 - Mais Imagens+ 10

No âmbito do Abierto Mexicano de Diseño 2019 (AMD2019), a Jumbo, uma empresa internacional que se concentra no desenvolvimento de espaços e móveis urbanos, apresentou a lúdica escultura "Infinity", projetada por Ariel Rojo. O projeto parte do desejo de criar uma linha de elementos urbanos que estimule o senso de aventura e brinque com uma variedade de esculturas lúdicas respondendo, não apenas a uma responsabilidade estética com os usuários, a cidade, seus parques e playgrounds, mas que também aflore a originalidade existente na maneira como as crianças brincam e aprendem.

© Daniel Fernández

Assim, a Jumbo - como um grupo multidisciplinar de design e arquitetura - lança sua nova marca de produtos "4CINCO", uma aliança entre ela e Ariel Rojo Desing Studio com o objetivo de promover o design mexicano e difundir o conceito de esculturas divertidas em museus, parques, shopping centers, esplanadas e hotéis promovendo a arte, a brincadeira e design como partes fundamentais do ambiente público.

© Ariel Rojo

A maioria dos parques infantis - e as brincadeiras que os acompanham - mantém basicamente o mesmo desenho desde o início do século XX. Eles foram projetados principalmente para atender a determinadas necessidades de diversão, com foco na segurança das crianças. No entanto, esses espaços e elementos têm muita influência na vida e no cotidiano das crianças e das cidades, que mudaram muito atualmente.

© Daniel Fernández

Ariel adota antigos trabalhos de diferentes paisagistas e arquitetos, como C. Th. Sorensen e Marjory Allen, que estudaram e desenvolveram o conceito de Adventure Playground. Dessa forma ele cria um projeto para espaços recreativos não estruturados, onde as crianças geram suas próprias configurações espaciais. As brincadeiras não estruturadas, arriscadas e criativas tornam-se ideais para promover o desenvolvimento saudável da criança por meio de atividades gratuitas e independentes.

© Ariel Rojo

A linha de esculturas lúdicas "Infinity", através de diferentes módulos retos e retorcidos, pode formar composições diferentes, adaptando-se a todos os tipos de espaços. A geometria da peça apresentada no AMD 2019 emula uma fita Moebius. Esse gesto confere à peça atributos estéticos fascinantes e efeitos visuais que geram uma grande margem para exploração e criatividade.

© Daniel Fernández

Dessa maneira, Rojo consegue imitar a ação de brincar e o estudo de formas e objetos geométricos projetando uma escultura lúdica que desafia a imaginação. Um elemento lúdico em que não é possível determinar qual é a parte superior ou inferior, dentro ou fora, o começo ou o fim. Rojo projetou um número infinito de possibilidades. Ele construiu uma ponte para outra realidade, na qual as regras são diferentes daquelas do nosso mundo cotidiano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marina Peniche. "Ariel Rojo projeta instalação urbana lúdica para o Abierto Mexicano de Diseño 2019" [Ariel Rojo diseña juguete urbano para el Abierto Mexicano de Diseño 2019] 25 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927016/ariel-rojo-projeta-instalacao-urbana-ludica-para-o-abierto-mexicano-de-diseno-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.