Briane Bicca é homenageada do 21ª Congresso Brasileiro de Arquitetos

Durante a noite da última quarta-feira, 09 de Outubro, Briane Panitz Bicca, arquiteta e urbanista gaúcha em memória, fortemente lembrada e associada como um dos principais nomes da luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro foi a grande homenageada do evento de abertura do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA).

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1969, concluiu o doutorado em planejamento urbano na Universidade de Grenoble, na França, em 1979. Também especializou-se em Conservação Arquitetônica no Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais, na Itália. Falecida em junho de 2018, em Porto Alegre, profissionalmente, a arquiteta trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entre 1979 e 1992, coordenando o grupo responsável para que a cidade de Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Na cidade também esteve a cargo da implantação e coordenação do Setor Cultural da Unesco no Brasil, entre 1992 e 2001.

Em Porto Alegre, local onde também é realizado a 21ª edição do CBA, a arquiteta integrou o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), além de atuar como coordenadora do PAC Cidades Históricas. Briane também foi coordenadora do Projeto Monumenta, responsável por integrar as ações estratégicas de preservação do patrimônio nacional conduzidas pelo IPHAN por meio da sua aplicação na capital gaúcha, por meio do restauro e recuperação de edifícios de valor patrimonial.

Mais informações acerca do evento e toda a programação podem ser conferidas no site oficial do Congresso, aqui.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Briane Bicca é homenageada do 21ª Congresso Brasileiro de Arquitetos" 11 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926374/briane-bicca-e-homenageada-do-21a-congresso-brasileiro-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.