Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Conheça os vencedores dos Prêmios Cidade 2019 do Open House Madrid

Conheça os vencedores dos Prêmios Cidade 2019 do Open House Madrid

A Open House Madrid apresentou recentemente os vencedores dos “Premios Ciudad 2019”, um galardão criado com o intuito de reconhecer e celebrar as propostas mais inovadoras e socialmente comprometidas, as quais estão ajudando a construir o futuro melhor para as nossas cidades. Segundo os idealizadores do evento, “o prêmio foi concebido para homenagear projetos e iniciativas que contribuem com a qualidade de vida das pessoas através de projetos inovadores, fomentando a cultura da arquitetura e da inovação na Espanha.”

Nesta primeira edição dos Premios Ciudad 2019, o juri estava composto por Gregory Wessener, Executive Director de Open House New York; Lluís Comerón, Presidente do Conselho Superior do Colégio de Arquitetos da Espanha; Stefano Sannino, Embaixador da Itália na Espanha e Andorra; Consuelo Villanueva, Diretora de Instituciones y Grandes Cuentas en Sociedad de Tasación; Fernando Encinar, co-fundador e Diretor de Comunicação da Idealista; e Manuel Blanco Lage, diretor da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, da Universidade Politécnica de Madri - UPM, junto com as co-diretoras do festival Open House Madrid, Pati Núñez e Paloma Gómez Marín.

Os vencedores desta primeira edição dos Premios Ciudad 2019 são:

Melhor projeto urbano: Strelka Institute for Media, Architecture and Design
Moscow, Rússia

Diseñado en esta edición por SYNDICATE architects, el Garage Screen es un concurso de arquitectura organizado por Strelka KB y el Garage Museum of Contemporary Art en Moscú. Image © SYNDICATE architects
Diseñado en esta edición por SYNDICATE architects, el Garage Screen es un concurso de arquitectura organizado por Strelka KB y el Garage Museum of Contemporary Art en Moscú. Image © SYNDICATE architects

O Strelka Institute for Media, Architecture and Design foi fundado em 2009 para promover intercâmbios e trocas culturais entre as cidades russas. O instituto acredita que projetos urbanos devem ser abordados a partir de diferentes perspectivas e disciplinas, como seu próprio nome indica. O Strelka Institute promove mudanças positivas capazes de gerar novas ideias e valores que possam contribuir com este novo modelo de cidade. Um modelo de projeto urbano integrado, que incorpora campos como a antropologia urbana, a economia, os meios de comunicação e o desenho urbano.

Solução mais inovadora: Jeffrey Montes
Nova Iorque, Estados Unidos

Proyecto Marsha, diseñado por AI SpaceFactory. Image © AI SpaceFactory
Proyecto Marsha, diseñado por AI SpaceFactory. Image © AI SpaceFactory

Jeffrey Montes é arquiteto espacial e chefe de tecnologias espaciais e co-fundador da Al Space Factory. Para os organizadores do prêmio, uma solução inovadora é aquela que aplica o conhecimento prévio para criar algo que impulsione o progresso. Sem dúvida, a possibilidade de habitar outros planetas é algo que gera expectativa em todos nós. Jeffrey Montes foi o vencedor do concurso organizado pela NASA, apresentando “Marshall” - um projeto de residência projetada para ser construída em Marte e desenvolvido ao longo de dois anos. Seu escritório desenvolveu uma série de tecnologias para viabilizar a construção de casas no planeta vermelho, tecnologias que tem o potencial de transformar também a maneira como construímos nossas casas aqui no planeta Terra.

Melhor projeto de mobilidade: Joseba Lasa + Iñaki Iglesias (Tecnalia)
Espanha

Prototipo de aerotaxi autónomo diseñado por Tecnalia. Image © Tecnalia
Prototipo de aerotaxi autónomo diseñado por Tecnalia. Image © Tecnalia

Não é nenhuma surpresa que a mobilidade seja um dos maiores desafios que enfrentamos no urbanismo contemporâneo. Mas as maneiras encontradas para responder a este desafio, isso sim, é algo digno de nota. Joseba Lasa e Iñaki Iglesias, responsáveis pelo estúdio TECNALIA, souberam como ninguém encontrar uma saída para este problema, criando o primeiro aerotaxi público do mundo.

Este protótipo é um marco para a mobilidade aérea urbana, cuja legislação está avançando paralelamente ao aparecimento de iniciativas deste tipo, assim como de novas tecnologias que possam contribuir para a inevitável transformação das nossas cidades.

Comprometimento social: Paisaje Transversal
Espanha

Plano utilizado en la etapa de diseño colaborativo del parque Pradogrande en España, proyecto a cargo de Paisaje Transversal. Image © Paisaje Transversal
Plano utilizado en la etapa de diseño colaborativo del parque Pradogrande en España, proyecto a cargo de Paisaje Transversal. Image © Paisaje Transversal

Melhorar a qualidade de vida das pessoas é o principal objetivo dos projetos desenvolvidos no escritório espanhol Paisaje Transversal. Ainda assim, os arquitetos acreditam que é preciso ser conscientes para alcancar este objetivo, desenvolvendo projetos viáveis, econômicos e sustentáveis.

Para isso, os arquitetos do Paisaje Transversal desenvolveram um modelo próprio de metodologia projetual chamado DCP - Difusão, Cidadania e Participação - uma estrutura que organiza os processos através de três elementos que consideram e incluem os cidadãos em todos os processos de tomadas de decisões.

Melhor uso das redes sociais: Miquel del Pozo
Espanha

De tweet a tweet é possível alcançar um número quase infinito de pessoas, contribuindo significativamente para a difusão de uma proposta. É isso que nos mostra a curiosa iniciativa #MA140 (M)irar al (A)rte en Twitter(140) de Miquel del Pozo. Com somente 140 caracteres, del Pozo nos convida a descobrir os grandes clássicos do mundo das artes. Seus posts e tweets tiveram uma repercussão gigantesca alcançando milhoes e milhões de seguidores. Através de sua originalidade e leveza, Miquel del Pozo levou o prêmio pelo uso inteligente das redes sociais, aproximando o grande público do mundo das artes.

Miquel nos mostra com sua conta de Twitter que a criatividade é fundamental no uso das redes sociais, contribuindo também para criar um mundo imaginário, um espaço coletivo que cultiva a sensibilidade, produzindo conhecimento e finalmente, proporcionando que as pessoas possam ver o mundo a partir de uma nova perspectiva.

Os Premios Ciudad 2019 foram entregues durante a celebração do Congreso Open House Madrid que está edição levava o título “Designing the New City".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Conheça os vencedores dos Prêmios Cidade 2019 do Open House Madrid" [Paisaje Transversal y Strelka entre los ganadores de Premios Ciudad 2019 de Open House Madrid] 10 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925906/conheca-os-vencedores-dos-premios-cidade-2019-do-open-house-madrid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.