Pavilhão Além do Vento / MAT Office

Pavilhão Além do Vento  / MAT Office - Mais Imagens+ 27

Suzhou, China
  • Arquitetos: MAT Office; MAT Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kangshuo Tang, Zhi Xia
  • Consultoria De Estrutura: Lida Tang, MAP3 Architecture&Structure Consultant
  • Curadores : Dan Xie, Jiayi Xu, Hongyu Cai, Kunfang Zhao, Yunxiang Pan
  • Cliente: 2018 Suzhou International Design Week
  • Arquitetos Responsáveis: Kangshuo Tang, Miao Zhang
  • Equipe De Projeto: Youpeng Liu, Siyang tong, Wentao Wang
  • Cidade: Suzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Kangshuo Tang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da cidade histórica de Suzhou, o Gusu District, lar de inúmeros monumentos de jardins com mais de 2000 anos de história, foi sede da Semana Internacional de Design de Suzhou de 2018. Na ocasião, a equipe do MAT foi convidada a projetar um pavilhão para este evento, como um dos espaços públicos mais importantes da semana. O pavilhão realiza divulgação de informações, salão cultural e outras atividades públicas durante a semana de design.

salão à noite. Imagem © Zhi Xia
visão noturna. Imagem © Zhi Xia

Um edifício temporário projetado para funções públicas específicas, com foco no espaço relacionado à forma, bem como na experiência dos visitantes. Em geral, as estruturas resistentes à gravidade do solo são a principal consideração do projeto do pavilhão, enquanto seus recursos "temporários" levam à exploração de materiais mais leves e a métodos de construção mais flexíveis.

área de interação e telhados. Imagem © Kangshuo Tang

O projeto é inspirado nos assentamentos residenciais tradicionais de Jiangnan. Estes produziram uma linguagem muito forte devido à sua repetição contínua de paredes e telhados. Dessa forma, espera-se recriar essa forma através da manipulação dos telhados: quatro colunas formam um telhado, os galhos que crescem em cada pilar podem formar outro telhado com os outros pilares ... É um assentamento de crescimento livre, com o espaço contínuo definido pelos pilares semelhantes a florestas.

Com relação às condições do local e aos requisitos funcionais, finalmente foi selecionada uma planta de seis pétalas para o pavilhão. Os telhados tradicionais do edifício foram abstraídos e reagrupados em diferentes alturas, a fim de formar um espaço chamado "Além do Vento", limitado por 8 telhados flutuantes e 18 pilares de aço. Com um espaço tão livre, o pavilhão também funciona como um anfiteatro, oferecendo locais para música, apresentações, salões e outras atividades sociais. Além da estrutura principal de aço, um grande número de materiais leves é utilizado no pavilhão para corresponder às suas características temporárias e interativas.

espaço livre sob o teto. Imagem © Kangshuo Tang
formas de telhado. Imagem © Zhi Xia

Os telhados translúcidos feitos pelo empilhamento de peças hexagonais de policarbonato, ao mesmo tempo em que proporcionam luz solar intensa, texturas resultantes da sobreposição também estão associadas à cultura vernacular de Suzhou. A área do café usa cortina plástica colorida como material da fachada, o que também transmite o valor central da igualdade e vitalidade desta semana de design. Além disso, ecoando a principal cor da semana de design, a cortina elástica rosa na entrada e a área interativa oferece locais divertidos para adultos e crianças.

espaço livre sob o teto. Imagem © Kangshuo Tang
recepção e área de café. Imagem © Kangshuo Tang

O pavilhão “Beyond the Wind” não é apenas um marco cultural "grande como um brinquedo", mas também um veículo de vários eventos públicos durante a semana de design. Ele foi inspirado no agrupamento tradicional de assentamentos e foi recomposto de uma maneira artística , com o objetivo de reviver a área histórica ao implantar um espaço livre. Ao enfrentar o projeto de renovação da Cidade Velha, espera-se maximizar o impacto do projeto arquitetônico, atraindo mais pessoas com a criação de novas cenas espaciais. Também espera-se repensar a possibilidade de “novo e velho”, “tradição e futuro” pela narrativa espacial do design.

instalação de interação. Imagem© Zhi Xia

Entre os pavilhões históricos dos jardins de Suzhou, o mais bonito fica no Jardim Master-of-Nets, em homenagem ao poema de Song People ShaoYong: “a lua para os olhos do céu, o vento para as águas", que também é hexagonal e em cascata, é chamado de "Além do vento". Com a concepção e o pensamento deste projeto do pavilhão, é feito um questionamento: quanto o design contemporâneo pode impulsionar o espírito humanista desta cidade antiga?

cortina de entrada. Imagem © Kangshuo Tang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Taohuawu, Gusu District, Suzhou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Além do Vento / MAT Office" [Beyond the Wind Pavilion / MAT Office] 05 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925705/pavilhao-alem-do-vento-mat-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.