Cinema de Riom / TRACKS

Cinema de Riom / TRACKS - Mais Imagens+ 15

Riom, França
  • Arquitetos: TRACKS; TRACKS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1028
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guillaume Amat
  • Arquiteto Responsável: Jérémy Griffon
  • Equipe De Projeto: Moïse Boucherie, Mathieu Lamour, Sixtine Danielou
  • Paisagismo: Luc Léotoing
  • Cidade: Riom
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo projeto para o cinema acontece no futuro local do “Jardim da Cultura”, próximo ao centro histórico da cidade de Riom no lugar do antigo “Jardim do Convento Redentorista”. Atualmente, o novo programa oferece: biblioteca multimídia, uma escola de música (reconversão do antigo convento) e o cinema. Para tanto, trabalhamos em colaboração com a comunidade de Riom Limagne et Volcans e Frédéric Emile, o operador. Este projeto consiste em três salas de cinema com 543 lugares e uma sala de conferências com 112 lugares.

© Guillaume Amat
Planta e Corte
© Guillaume Amat

Um primeiro volume dialoga com a altura da edificação existente. O antigo revestimento em pedra pode ser reutilizado como agregado para o concreto das partes externas do primeiro volume. Tratada em um tom escuro, a fachada será coberta parcialmente, em alturas variáveis, permitindo que fragmentos da antiga muralha reapareçam em sua massa, evocando a alvenaria tradicional. A fachada marca, assim, uma nova história do lugar e reinterpreta de maneira contemporânea o uso de um material de identidade local, mantendo seu diálogo estético.

© Guillaume Amat

Um segundo volume, com escala e proporções marcadas, impõe-se como um marco urbano acima da parede existente. Um monólito branco de concreto tingido se apoia no solo, com aparente fragilidade, em uma sucessão de arcos, em frente ao "Jardim da Cultura" e ao "Convento Redentorista". Essa identidade fortalece a imagem fantasiada de um claustro em torno do pátio. Tal divisão volumétrica abre generosamente a grande galeria da sala de cinema para o exterior. O convite é feito: atravessar estas portas monumentais, banhando este espaço de estar com luz.

© Guillaume Amat

Um grande salão de exposições oferece um volume de entrada majestoso. Este, abre-se em grande parte ao "Jardim da Cultura". Um espaço generoso e contínuo é ampliado por uma galeria externa coberta, perfurada pelos arcos. Para acessar o cinema, o espectador utiliza um corredor articulado em torno da sala de conferências. A organização dessa planta gerencia os fluxos de espectadores propondo um caminho de qualidade até o mundo cinematográfico.

© Guillaume Amat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:63200 Riom, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cinema de Riom / TRACKS" [Cinema de Riom / TRACKS] 04 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925174/cinema-de-riom-tracks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.