20 TED Talks para uma arquitetura melhor

20 TED Talks para uma arquitetura melhor

Desde a sua fundação em 1984 pelo arquiteto Richard Saul Wurman, o TED tem sido uma poderosa ferramenta para os campos da tecnologia, do entretenimento, do design e tantos outros. Arquitetos estão entre os principais seguidores da cultura do TED “boas ideias merecem ser compartilhadas”. Não por acaso, importantes nomes da arquitetura contemporânea, como Bjarke Ingels e Jeanne Gang, já participaram de 'TED Talks'. Entre as mais de 2500 Talks disponíveis na internet, e assim como já fizemos em outros anos, compilamos uma lista com 20 TED Talks que podem nos ajudar a ser melhores arquitetos.

Assim como as “20 TED Talks de assuntos diversos que podem ser úteis aos arquitetos” ou nossa lista das “20 palestras TED mais inspiradoras para arquitetos” publicadas aqui no ArchDaily Brasil, esta nova seleção de palestras TED foi compilada para abranger uma enorme variedade de tópicos e diferentes perspectivas sobre a atividade de qualquer profissional e que também pode ser útil para nós, arquitetos. Da forma à função, de guias gráficos à igualdade, as palestras que apresentamos à seguir compartilham a ideia de que a arquitetura é uma importante ferramenta para o progresso e uma ciência voltada para fornecer respostas às principais crises que a sociedade contemporânea vem enfrentando.

1. Edifícios impressionantes feitos de materiais crus e imperfeitos - Débora Mesa Molina

A arquiteta Débora Mesa Molina discute sobre o que é preciso para re-imaginarmos os limites da arquitetura. Através de uma apresentação sobre os seus mais recentes trabalhos, ela nos mostra como tem se apropriado de estruturas existentes e negligenciadas para desenvolver projetos criativos e inusitados.

2. Como transformar cidades que estão afundando em paisagismos que combatem as inundações – Kotchakorn Voraakhom

A arquiteta e paisagista Kotchakorn Voraakhom mostra como ela desenvolveu o projeto de um parque em Banguecoque que pode conter a água da chuva, incentivando a pensar soluções que conectem as cidades de volta à natureza.

3. Três maneiras de criar um espaço que nos comova, ensinadas por um cenógrafo da Broadway – David Korins

David Korins compartilha ideias de seus trabalhos de sucesso como "Hamilton" e "Dear Evan Hansen", Korins oferece um processo de três etapas para que você comece a criar o mundo no qual quer viver.

4. A simples genialidade de um bom gráfico – Tommy McCall

Especialista em apresentação de dados complexos, Tommy McCall traça a evolução secular de gráficos e diagramas - e mostra como dados complexos podem ser esculpidos em belas formas.

5. Como casas pré-fabricadas podem transformar a habitação social – Anton Garcia-Abril

O arquiteto Anton Garcia-Abril nos apresenta o futuro da habitação social, uma visão inspirada em seu projeto “home-in-a-box” que viajou de Madri à Boston.

6. Como espaços urbanos podem preservar a história e construir comunidades – Walter Hood

O arquiteto paisagista Walter Hood nos presenteia com a sua reflexão sobre como os espaços públicos podem preservar a história e abrir as portas para o futuro, seus exemplos vão desde o Lafayette Square Park, em San Francisco, até o African American Museum, em Charleston na Carolina do Sul.

7. Como podemos projetar cidades atemporais para o nosso futuro coletivo – Vishaan Chakrabarti

O arquiteto Vishaan Chakrabarti pede um retorno ao projeto de cidades magnéticas e líricas que incorporem suas culturas locais e se adaptem às necessidades de nosso mundo e ao clima em mudança.

8. Uma solução divertida para a crise da habitação – Sarah Murray

A "digital housing developer" Sarah Murray criou um jogo de computador que permite aos compradores de imóveis projetar uma casa e recebê-la em componentes modulares que podem ser montados no local. Saiba como o esforço dela está colocando futuros proprietários de imóveis no controle da maior compra da vida deles, além de reduzir custos, proteger o meio ambiente e ajudar a fornecer casas àqueles que precisam.

9. E se a gentrificação ajudasse as comunidades ao invés de desalocá-las? – Liz Ogbu

Architect Liz Ogbu works on spatial justice: the idea that justice has a geography and that equitable distribution of services is a human right. Aqui, ela convida empreendedores, arquitetos e políticos a se comprometerem a garantir que novos projetos não resultem em processos de gentrificação afetando as comunidades locais mais frágeis.

10. As formas ocultas como as escadas modelam a nossa vida – David Rockwell

O arquiteto David Rockwell explora o conceito de escada para além de um elemento que nos leva de A a B, ao vez disso, explora como elas moldam a maneira como nos relacionamos com o espaço.

11. Como a arquitetura pode criar dignidade para todos – John Cary

O arquiteto John Cary investiga como a falta de diversidade em projetos de arquiteta gera espaços vazios e sem significado. Ele pede mais conciencia aos arquitetos e designers e que todos se comprometam a servir à todos e não a apenas alguns.

12. Podemos projetar cidades para a felicidade? – Thomas Madrecki

“Projetista de felicidade” Thomas Madrecki questiona se os urbanistas de hoje se preocupam em desenvolver cidades mais felizes: um dado muito mais difícil de ser quantificado que o conforto ou a sustentabilidade por exemplo. Ele sugere perguntar às pessoas o que significa felicidade para elas.

13. Sete princípios para construir cidades melhores – Peter Calthorpe

O designer urbano Peter Calthorpe compartilha sete princípios universais para resolver a expansão urbana desordenada e construir cidades mais inteligentes e sustentáveis e prevê-se que outros 2,5 bilhões de pessoas irão se mudar para áreas urbanas até 2050.

14. Como co-housing pode nos fazer mais felizes (e viver mais) – Grace Kim

A arquiteta Grace Kim oferece uma solução para a epidemia da solidão: uma nova maneira de viver, onde as pessoas optam por compartilhar o espaço com seus vizinhos.

15. Como criar uma biblioteca que faça as crianças gostarem de ler – Michael Bierut

O designer Michael Bierut, da Pentagram, ele fala da sua obsessiva busca para trazer energia, aprendizado, arte e imagens para esses lugares mágicos onde os bibliotecários podem inspirar novas gerações de leitores e pensadores.

16. A cidade caminhável – Jeff Speck

O urbanista e autor do livro "Walkable City", Jeff Speck, nos apresenta quatro princípios de planejamento urbano para transformar cidades construídas para carros em um oásis de segurança e tranquilidade.

17. Edifícios que harmonizam a natureza com a cidade - Jeanne Gang

A diretora do Studio Gang, Jeanne Gang, nos convida a visitar suas obras, utilizando a arquitetura como ferramenta para aproximar pessoas e dar respostas às mudanças climáticas.

18. Arquitetura construída para curar – Michael Murphy

O co-fundador do MASS, Michael Murphy, mostra como tem desenvolvido projetos focados em construir comunidades. De Ruanda ao Haiti, seus projetos estão unidos por um objetivo comum: curar o coração das pessoas.

19. Re-imaginar o futuro – Angela Oguntala

A 'futurista' Angela Oguntala questiona a idea de futuro baseada em carros voadores e alimentos sintetizados em laboratório, instigando designers e arquitetos a irem mais longe, transcendendo os próprios limites da imaginação.

20. A genialidade por detrás de alguns dos edifícios mais famosos do mundo - Renzo Piano

O arquiteto Renzo Piano nos convida a revistar a sua obra, defendendo a arquitetura como uma ferramenta para transformar sonhos em realidade.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "20 TED Talks para uma arquitetura melhor" [20 TED Talks to Help Architects Work Better] 17 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924792/20-ted-talks-para-uma-arquitetura-melhor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.