Edifício em Ginza / SO&CO.

Edifício em Ginza / SO&CO. - Mais Imagens+ 23

Chuo City, Japão
  • Arquitetos: SO&CO.; SO&CO.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  111
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Consultoria: Style Labo
  • Engenharia Estrutural: Frameworks
  • Engenharia : Hezeraf
  • Construtora : DoubleBox
  • Arquiteto Responsável: So Teruuchi
  • Equipe De Projeto: Masafumi Koyama, Kohshi Higaki
  • Cidade: Chuo City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Takumi Ota

Primeira impressão. O terreno, localizado em uma ruela próxima à uma das principais ruas de Ginza, foi abandonado há três anos antes do início da construção do projeto. Em forma de L, possui uma fachada voltada para a rua de apenas 2,7 metros, enquanto todas as outras estão cercadas por prédios altos. Esse local em particular e sua forma estreita sugerem a ideia de cruzar de uma rua para outra. Esse sentimento, bem como a importância da luz natural zenital são as duas diretrizes que direcionaram o projeto.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Conceito. Entre as ruas principais de Ginza existem inúmeras que diferem radicalmente da ideia que as pessoas devem transitar por esta área, com fachadas transparentes e vitrines; pelo contrário, encontramos edifícios sólidos e pouco atraentes. Ao encontrar o terreno em um desses locais sentimos que, em meio a essa área movimentada, seria necessário criar um edifício icônico que fizesse com que as pessoas olhassem para cima, como um campanário.

Projeto. Como possui condições muito restritivas, tentamos maximizar a área e a altura ao máximo. O edifício é dividido em dois volumes: um grande na parte posterior e outro mais fino na parte frontal, que se conecta à pequena ruela. No meio desses dois volumes há uma escada compacta que os conecta organicamente, já que cada um difere em altura. Ela serve como o espaço central naturalmente iluminado, onde os diferentes ambientes são vistos e também pode ser usada como um showroom de produtos para cada um dos inquilinos ou como um espaço de exposição devido à sua singularidade.

Corte Transversal
Planta - térreo

Solução técnica. Por não ser muito resistente e de difícil acesso devido à sua forma em L, o uso de uma estrutura de aço foi descartado desde os primeiros estágios, optando pelo concreto armado. Além disso, a base era limitada, portanto o edifício deveria ser o mais leve possível. Isso é resolvido projetando grandes aberturas e equilibrando sua posição para garantir cargas iguais no edifício. Essas aberturas no estreito hall de entrada tornam ainda mais evidente a sensação de um espaço preso em um beco. A escada, feita de aço e vidro, atua como uma junta de expansão entre os dois volumes de concreto, o que lhes permite trabalhar estruturalmente de forma independente.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

O volume frontal, devido à sua proporção estreita e ao risco sísmico no Japão, é neutralizado com uma laje reforçada de 1,2 metros. A esbeltez é conscientemente aumentada pela adição de um terraço na cobertura, fechado por uma parede com perímetro de 2,4 metros, resultando em uma proporção muito incomum de 1: 7,7.

Percurso. Desde uma ruela cinza, você entra em outra, seguindo lentamente a luz enquanto sobe, olhando o céu através da claraboia até chegar ao topo, onde não há mais edifícios acima.

© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Japan, 〒104-0061 Tóquio, Chuo, Ginza, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício em Ginza / SO&CO." [Multi-Tenant Building In Ginza / SO&CO.] 10 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924369/edificio-em-ginza-so-and-co> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.