Casa Morgana / J. Mayer H

Casa Morgana / J. Mayer H

© David Franck © David Franck © David Franck © David Franck + 22

  • Engenharia Da Fachada: Knippers Helbig, Berlin
  • Paisagismo: Tita Giese
Mais informações Menos informações
© David Franck
© David Franck

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Morgana está em outro lugar. Cercada por casas vizinhas datadas do final do século XIX, o edifício é como um estudo para uma possível arquitetura futura e parece ter ficado fora de contexto. A natureza circundante simula um oásis subtropical e localiza a escultura residencial entre a perturbação óptica e o deslocamento atmosférico.

© David Franck
© David Franck

O edifício de três andares consiste formalmente em vários cubos de tamanhos diferentes colocados em níveis escalonados um sobre o outro, conectados por uma escada central. O edifício existente de 1972 e seus anexos de 1991 foram reduzidos a sua envoltórias e depois retomados com intervenções direcionadas: não como uma transformação cosmética, mas como um local que destila e continua a estética arcaica e brutalista da época original do edifício. 

© David Franck
© David Franck

A volumetria do edifício focou em adições arquitetônicas de concreto aparente e na remoção parcial de tetos e paredes. Pisos escalonados e diferentes alturas dos cômodos criam ligações verticais e várias sequências de salas. A casa cúbica cria uma grande paisagem residencial com seu interior reduzido e mobiliado. Elementos divisórios entre as áreas individuais formam ambientes poché e assumem funções diferentes. As paredes espelhadas refletem o concreto, as instalações em terrazzo aparecem como cortes nas paredes de concreto e expõem a estrutura interna do material. As paredes de concreto existentes, já melhoradas, também criam um híbrido de redução e projeção.

© David Franck
© David Franck
© David Franck
© David Franck

Para a rua e os lotes laterais, o edifício parece fechado e evita a proximidade da vizinhança. É somente em direção ao jardim que ele abre seu interior monocromático em direção à vegetação luxuriante. As grandes portas pivotantes de vidro abrem toda a área de estar para um oásis de bambu, troncos de árvores, palmeiras e cogumelos desenhados pela artista Tita Giese.

© David Franck
© David Franck

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Morgana / J. Mayer H" [Casa Morgana / J. Mayer H] 26 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923618/casa-morgana-j-mayer-h> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.