Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura

Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura

Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Sofá, Mesa, JanelaResidência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Janela, Viga, AidoResidência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - FlorestaResidência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Viga, Terraço, CorrimãoResidência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Río de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Indio da Costa Arquitetura; Indio da Costa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, Brasgips, Cogumelo, Deca, Eurocentro, Ibravir, Ihouse, Marmoraria Realce, Punto, Serpa
  • Arquitetos Responsáveis: Luiz Eduardo Indio da Costa, Claudia Amorim, Joyce Camillo, Carlota Sampaio
  • Arquitetos Colaboradores: Iris Parada, Fernando Cunha
  • Engenharia: Stewart Engenharia
  • Paisagismo: CAP Paisagismo
  • Cidade: Río de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Floresta
© Leonardo Lopes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Incrustada arrojadamente na encosta da montanha, exposta pelo despudor com que se debruça sobre a paisagem, a casa descortina a encantadora vista dos mais belos ícones da cidade: a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praia de Ipanema, a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Morro Dois irmãos e a Pedra da Gávea.

Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Viga, Terraço, Corrimão
© Patricia Parinejad

Atrativa, fresca, iluminada, esta casa é o modelo de uma proposta arquitetônica que a divide tanto no plano vertical como no horizontal, com espaços vazios energéticos. Vista pelo exterior por sua posição destacada e suas grandes dimensões, ela provoca uma impressão de força e imponência. Mas no seu interior, há uma atmosfera extremamente suave.

Planta - Segundo Pavimento

Para isso, muito contribui a inserção das artes plásticas na sua arquitetura: um mural do pintor e amigo Adriano de Aquino – o visitante e a paisagem incorporando-se à obra, complementado por uma bela escultura de Franz Weissman, disposta estrategicamente no jardim.

Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Janela, Viga, Aido
© Patricia Parinejad

A casa é dividida num plano horizontal, tornando-a mais ventilada, bem iluminada e, consequentemente, mais saudável. Ele se comunica ortogonalmente com outro plano vertical, que, protegido por claraboias de vidro, separa as partes social e íntima da ala de serviços, que se intercomunicam através de passarelas muito leves.

Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura - Janela
© Patricia Parinejad

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Mata Atlântica / Indio da Costa Arquitetura" 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922985/residencia-mata-atlantica-indio-da-costa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.