Arq. Futuro realiza curso "Aprendendo a viver na cidade" no SESC São Paulo e na Escola da Cidade

ARQ. FUTURO REALIZA CURSO "APRENDENDO A VIVER NA CIDADE" NO SESC SÃO PAULO E NA ESCOLA DA CIDADE

Organizado pelo Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, o Sesc São Paulo e a Escola da Cidade recebem nos meses de agosto, setembro e outubro o curso "Aprendendo a viver na cidade", cujo objetivo é potencializar o ensino sobre cidades, possibilitando a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre o território em que vivemos e a efetiva participação das pessoas nesse contexto.

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, que tem à frente o editor Tomas Alvim, o curso nasceu do debate promovido pelo livro Aprendendo a viver na cidade, lançado este ano pela BEI Editora, com o objetivo de despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo em que descobrem como nela intervir.

"Mais que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação", afirma Vanzolini. Vinicius Andrade explica que "a cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores". Os sujeitos do ambiente urbano constituem o foco do livro, como sintetiza Tomas Alvim, para quem "o curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a sua relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã".

AGENDA I CURSOS "APRENDENDO A VIVER NA CIDADE"
Aprendendo a viver na cidade – Sesc São Paulo
Local: Centro de Pesquisa e Formação – Bela Vista – São Paulo
Data: 14/08 a 11/09 – quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 10 horas – 5 encontros de 2 horas
Ementa: O curso "Aprendendo a viver na cidade" – Sesc SP – tem como objetivo apoiar e potencializar o ensino sobre cidades, possibilitando ao participante aprender conceitos fundamentais sobre o território em que vive e estimulando sua efetiva participação como cidadão nesse contexto.
Público alvo: Frequentadores, interessados e ativistas sobre o ambiente urbano.
Corpo Docente: Beatriz Vanzolini, arquiteta e urbanista, Vinicius Andrade, arquiteto e urbanista, e Tomas Alvim, editor e sócio do Arq.Futuro.

Link de inscrição: centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/aprendendo-a-viver-na-cidade
Aprendendo a viver na cidade – Escola da Cidade
Local: Escola da Cidade - República – São Paulo
Data: 31/08 a 12/10 – sábados das 9h às 12h
Carga horária: 18 horas – 6 encontros de 3 horas
Ementa: O curso "Aprendendo a viver na cidade" – Escola da Cidade – parte de um panorama geral sobre o tema do urbanismo, revelando as diversas temáticas que devem ser contempladas para o entendimento das dinâmicas urbanas de forma abrangente, sugerindo, a todo momento, contrastar as múltiplas vivências urbanas resultantes da dualidade cidade formal e informal.
Público alvo: Jovens que se interessam pelo tema das cidades e educadores do ensino básico que se interessam pela abordagem do tema em sala de aula.
Corpo Docente: Beatriz Vanzolini, arquiteta e urbanista e Rafael Gomes, MC do Grajaú.
Link de inscrição:
www.escoladacidade.org/aprendendo-a-viver-na-cidade/

---

Livro Aprendendo a viver na cidade
Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso Aprendendo a viver na cidade tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo em que descobrem como nela intervir. O curso é entregue em formato de livro e conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula têm acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas. Cada capítulo é dividido em aulas que explicam conceitos-chave do urbanismo moderno, detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos e oferecem aos jovens as ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos e atividades que consolidam o aprendizado e dicas de livros e filmes que aprofundam o conteúdo. Vídeos exclusivos e raps compostos por Rafael Gomes, o MC MMoneis, sintetizam os temas apresentados de forma bem-humorada e objetiva.

APRENDENDO A VIVER NA CIDADE
Autores: Arq.Futuro, Beatriz Vanzolini e Vinicius Andrade
Páginas: 152
Formato: 21,6 x 26,8cm
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2019
ISBN: 978-85-7850-151-8
Preço de capa: R$ 70,00
www.bei.com.br
---
ARQ.FUTURO
O Arq.Futuro é uma plataforma que reúne as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. Ao envolver o público brasileiro nos debates sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro pretende contribuir para o crescimento sustentável e justo do país, ao mesmo tempo abrindo espaços para a discussão ampla sobre o desenho e a gestão das cidades. Entre os temas abordados nos eventos organizados pela plataforma estão espaço público, habitação, mobilidade e transporte, infraestrutura, educação, tecnologia, patrimônio arquitetônico e cultural e engajamento. Todo conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros físicos e digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos.
www.arqfuturo.com.br.

BEI EDITORA
A palavra BEI – "um pouco mais", em tupi – sintetiza a proposta almejada pela editora. Desde sua fundação, a BEI Editora vem se destacando pela originalidade de suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEI organiza as plataformas Arq.Futuro, de discussão sobre o futuro das cidades, e Por Quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

Relações com Imprensa
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br
Telefone – (11) 2776-0230

  • Título

    Arq. Futuro realiza curso "Aprendendo a viver na cidade" no SESC São Paulo e na Escola da Cidade
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

    Arq. Futuro
  • De

    14 de Setembro de 2019 07:00 PM
  • Até

    12 de Outubro de 2019 09:00 AM
  • Onde

    SESC SP e Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arq. Futuro realiza curso "Aprendendo a viver na cidade" no SESC São Paulo e na Escola da Cidade" 12 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922862/arq-futuro-realiza-curso-aprendendo-a-viver-na-cidade-no-sesc-sao-paulo-e-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.