Villa Pernoi / Mário Martins Atelier

Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Sofá, Mesa, Janela, CadeiraVilla Pernoi / Mário Martins Atelier - Fachada, Terraço, AidoVilla Pernoi / Mário Martins Atelier - Janela, FachadaVilla Pernoi / Mário Martins Atelier - FachadaVilla Pernoi / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 21

Lagos, Portugal
  • Arquitetos: Mário Martins Atelier; Mário Martins Atelier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barbot, Baxi, Catalano, Chainlight, Daikin, Grohe, Ihome, J.Dias, Pedrosa e Filhos, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Zodiac
Mais informaçõesMenos informações
Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa Pernoi situa-se num lote amplo, voltado a nascente e sul. A vista perde-se pelo verde intenso da envolvente, na imensidão da Baía de Lagos e na diversidade visual das marés da Ria de Alvor. O extenso programa, a topografia e a amplitude de vistas sugerem um desenho orgânico, na busca dos diferentes pontos de interesse, na escala da envolvente e na articulação com o suporte físico.

Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Plantas
Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Um espaço vazado permite que o jardim atravesse a casa, dotando-a de um pátio ajardinado. É o negativo de um volume, um não espaço, ou um vazio, que se quer sem utilização. A função deste pátio é organizar as vistas e dotar a casa de um sentido, de uma charneira. As linhas recortadas e “angulosas” divergem desse pátio para estabelecer a melhor relação com as linhas e a escala do território.

Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Imagem 12 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

Aliás, é também evidente a relação da casa com o seu suporte natural, através da pedra travertino, que reveste todo o seu piso inferior, o que simultaneamente retira escala ao edifício, aconchega-o ao tereno e solta visualmente o branco do piso superior. O piso superior flutua sobre o jardim, tal como o passadiço que lhe garante o acesso direto.

Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Elevações
Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Este é o piso onde a sala, cozinha e terraços contíguos convivem num espaço amplo, de vistas e atmosferas diferentes. Os dois maiores quartos, com pátios privativos ocupam uma zona mais íntima. No piso inferior, que se assume como o embasamento, desenvolvem-se os outros quartos e demais áreas de apoio à casa. Neste nível, a piscina retangular e longa, acontece no meio do espaço ajardinado. A casa quer-se discreta, tranquilamente no seu lugar.

Villa Pernoi / Mário Martins Atelier - Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Pernoi / Mário Martins Atelier" 09 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922708/villa-pernoi-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.