Aprendemos Caminhando? Abertura Semana do Caminhar 2019

Caminhar é o modo de deslocamento mais comum, e também o que melhor permite às pessoas prestarem atenção ao que está à sua volta. É por isso que na abertura da Semana do Caminhar 2019, a ONG SampaPé! promove debates a partir da pergunta "Aprendemos caminhando?".

Para tentar trazer respostas, o evento contará com duas mesas de conversa: uma com acadêmicos que desde suas áreas responderão como o caminhar é ferramenta de conhecimento; e outra com integrantes de iniciativas que promovem descobertas através de caminhadas. Tudo isso tendo como cenário a PaulistaAberta, iniciativa emblemática na abertura de espaços educadores na cidade.

A primeira roda será mediada pelo doutor em urbanismo e autor do blog Caminhadas urbanas do Estadão, Mauro Calliari, e contará com a participação dos professores José Guilherme Magnani, coordenador do NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP e Edith Derdyk, artista e escritora que atualmente coordena a Pós-graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação” n'A Casa Tombada.

Já a segunda mesa será mediada por Andrew Oliveira, sociólogo com atuação em ativismo pedestre e colaborador do SampaPé!, com participação de Juliana Gatti, da organização Árvores VivasVivas, Carolina Padilha, da iniciativa Carona a Pé e Alberto Camargo do grupo Caminhada das QUEBRADAS.

Quando? 4 de agosto, domingo, 11h30 às 14h30
Onde? SESC Avenida Paulista

Venha conversar com a gente!

A Semana do Caminhar
Articulada pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.
Em 2019, a Semana acontece de 4 a 10 de agosto, com várias atividades abertas que convidam mais pessoas a se identificarem como caminhantes e se proporem a caminhar mais em seu dia a dia. “Aprender Caminhando” é o tema deste ano, de forma a celebrar mais uma das oportunidades proporcionadas pelo caminhar. Ao interagir com a cidade na velocidade do caminhar é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos caminhos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas. O calendário de eventos e outras informações podem ser encontrados em https://semanadocaminhar.org .
Desde 2017, o evento acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

Sobre o SampaPé
O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como objetivo melhorar a experiência de caminhar nas cidades com as pessoas. Trabalha nas frentes de promoção da cultura do caminhar e humanização as cidades. Para isso, realiza projetos e metodologias para engajar e capacitar cidadãos e decisores da cidade. Também promove ações político-cidadãs, comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, entre outras. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, promovem passeios a pé, processos participativos e fazem parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Aprendemos Caminhando? Abertura Semana do Caminhar 2019" 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922028/aprendemos-caminhando-abertura-semana-do-caminhar-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.