Morpholio desenvolve realidade aumentada para peças icônicas de mobiliário

A Morpholio apresenta um pacote das mais icônicas peças de design, traduzidas em realidade aumentada para melhor visualizá-las no ambiente construído ou para apresentá-las à seus cliente através da Morpholio Board. Em parceria com a fabricante de móveis Knoll e uma das principais empresas de realidade aumentada do mundo, a Theia Interactive, a equipe da Morpholio está lançando uma série de móveis desenhados por alguns dos mais importantes arquitetos e designers de todos os tempos, incluindo Eero Saarinen, Marcel Breuer e Mies van der Rohe.

Morpholio desenvolve realidade aumentada para peças icônicas de mobiliário  - Mais Imagens+ 9

Cortesia de Morpholio, Theia Interactive & Knoll

A Morpholio está levando a Realidade Aumentada para além dos limites conhecidos. “A coleção das peças fabricadas pela Knoll é objeto de desejo de qualquer arquiteto; além disso, o cuidado com os detalhes faz destes objetos de design o motivo perfeito para explorar novas tecnologias e métodos de representação através da RA. Para isso os desenvolvedores utilizaram um novo formato de arquivo 3D, o USDZ criado pela Apple,” diz Anna Kenoff, co-fundadora da Morpholio. A Morpholio procurou a Theia para juntar forças, para ir além daquilo que conhecemos hoje e para transformar a indústria do design através da Realidade Aumentada.

Cortesia de Morpholio, Theia Interactive & Knoll

Um dos maiores desafio que enfrentamos foi como incorporar todos os detalhes neste novo arquivo. A própria equipe de desenvolvimento estava ciente deste desafio, “consumidores e designers de interiores não aceitariam representações mal feitas para tomar decisões ou apresentar projetos para seus clientes. Eles estão acostumados com estas peças, eles conhecem muito bem cada projeto e sabem que a riqueza destes objetos está, justamente, em seus detalhes.” Graças ao ARKit da Apple e ao novo formato de arquivo 3D USDZ, o já popular Tablet da Morpholio agora conta com um novo e incrível pacote de itens em Realidade Aumentada.

Cortesia de Morpholio, Theia Interactive & Knoll

Outra das principais preocupações da equipe é mostrar ao mundo porque a Realidade Aumentada representa o futuro no exercício profissional da arquitetura e do design. A intenção da Morpholio é a integração da RA nos processos mais amplos de projeto e design. "Não se trata apenas de desenvolver arquivos em RA e então vendê-los", diz Mark Collins, co-fundador da Morpholio. “Acreditamos que esta é uma das mais poderosas tecnologias à serviço dos arquitetos e designers, algo que precisa ser desenvolvido e integrado ao fluxo de trabalho destes profissionais, uma ferramenta que auxiliará profissionais e clientes a tomar decisões de projeto com mais segurança.”

Cada um destes itens pode ser facilmente adicionado à sua biblioteca, junto com seus demais modelos, equipamentos e móveis. A partir daí, apertando um único botão, estas peças ganham vida própria para ilustrar seus projetos. Além disso, o aplicativo da Morpholio traduz automaticamente todas as informações necessárias em arquivos independentes que podem ser então compartilhados com seus clientes, parceiros e colaboradores.

Cortesia de Morpholio, Theia Interactive & Knoll

“Ao traduzir essas peças de design em arquivos de realidade aumentada, estamos transformando a maneira com que o clientes interagem com o projeto e o espaço, é muito mais fácil visualizar as intenções dos projetistas. Com isso estamos aproximando o cliente do processo de tomada de decisões, e isso é o que a RA pode oferecer de melhor à industria do design”, diz Bill Fishkin, presidente da Theia.

Essa ferramenta está transformando a vida dos projetistas e agora também a de sues clientes, nossos principais consumidores. Com a realidade aumentada à nossa disposição, podemos melhor visualizar a inserção dos móveis no espaço e assim, tomar decisões com mais confiança de que estamos fazendo a escolha certa. E a Morpholio não quer parar por ai, a equipe está desenvolvendo novos itens em parceria com a Porcelanosa, Dyson, Hansgrohe, Phase, Davis e muitos outros fornecedores para proporcionar aos projetistas, uma nova forma de pensar o espaço.

Atualmente, o aplicativo da Morpholio Board está disponível apenas para iPad mas em breve poderá ser baixada também em seu iPhone. Acesse a App Store aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Morpholio desenvolve realidade aumentada para peças icônicas de mobiliário " [Morpholio Brings Iconic Furniture Designs to Life with Augmented Reality] 26 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921732/morpholio-desenvolve-realidade-aumentada-para-pecas-iconicas-de-mobiliario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.