Residência RLW / Jacobsen Arquitetura

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Imagem 7 de 21
© Leonardo Finotti

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Cadeira, Terraço, Viga, Pátio, Jardim, AidoResidência RLW / Jacobsen Arquitetura - Fachada, Jardim, TerraçoResidência RLW / Jacobsen Arquitetura - Cadeira, Viga, Terraço, PátioResidência RLW / Jacobsen Arquitetura - Imagem 5 de 21Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Mais Imagens+ 16

Guarujá, Brasil
  • Autores: Bernardo Jacobsen, Paulo Jacobsen
  • Equipe De Projeto: Bernardo Jacobsen, Paulo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Rafael de Oliveira, Veridiana Ruzante, Christian Rojas, Guilherme Pucci, Pedro Henrique Ramos
  • Projeto De Interiores (Marcenaria): Jacobsen Arquitetura
  • Autora De Interiores: Tatiana Kamogawa
  • Equipe De Interiores: Mariana Ferretti
  • Paisagismo: Jundu Paisagismo
  • Iluminação: Lightworks
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Grau Engenharia
  • Estrutura: João Leão Associados (Projeto), Engimetal (Montagem)
  • Construção: Rogério Biral
  • Gerenciamento: Squaly
  • área Do Terreno: 1605,00 m²
  • Início Do Projeto: 2012
  • Cidade: Guarujá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Fachada, Jardim, Terraço
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira visita para conhecer a propriedade nos revelou o desafio que seria construir uma casa naquele local. O terreno natural possuía aclive próximo a 45% e encontrava-se imerso em densa vegetação de Mata Atlântica. A partir do ponto mais alto do lote, conseguíamos avistar o mar sobre as árvores. O extenso programa de necessidades e o desejo dos proprietários de ter vista para o mar a partir da área social completavam nossas prerrogativas de projeto.

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Imagem 5 de 21
© Leonardo Finotti

Trabalhamos inicialmente com maquetes físicas e virtuais da topografia do terreno, tentando literalmente encaixar, da forma mais sutil possível, a arquitetura no relevo original, minimizando a intervenção do projeto na paisagem. Ao mesmo tempo, evitávamos uma volumetria radicalmente vertical, inadequada para uma casa de praia, que sob nossa ótica, não deveria aparentar possuir mais de dois andares.

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Cadeira, Terraço, Viga, Pátio, Jardim, Aido
© Leonardo Finotti
Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Imagem 19 de 21
Cortes
Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Leonardo Finotti

Nossa proposta foi dispor o projeto em 5 pavimentos escalonados e esteticamente independentes uns dos outros, onde nunca se tem a percepção da altura como um todo. Desta forma, o pavimento de acesso é caracterizando por um volume sólido, revestido de pedra bruta e mais mimetizado ao terreno. O segundo andar forma um espaço vazio, onde dispomos varanda, espelho d'água e áreas de uso familiar.

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Cadeira, Jardim
© Leonardo Finotti

O terceiro andar comporta os quartos e é formado por um volume puro revestido por painéis de madeira em balanço, sobre os pilotis. Sobre esse bloco está a área social, formada por um terraço com piscina, lançados para a vista.  A sala e a varanda estão recuadas junto ao terreno e protegidas por uma esbelta cobertura plana com beirais e caixilhos em vidro. O último pavimento é formado por uma área descoberta em deck de madeira e acomoda também a sauna, apoio e piscina de hidromassagem.

Residência RLW / Jacobsen Arquitetura - Imagem 13 de 21
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RLW / Jacobsen Arquitetura" 28 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920987/residencia-rlw-jacobsen-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.