Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 2 de 30Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 3 de 30Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 4 de 30Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 5 de 30Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Mais Imagens+ 25

Pinheiros, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rómulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Clarismad, De Fragoso, Deca, Eliane, Eliane Revestimentos, Pec Pisos, Portobello, Suvinil, Teakstore
Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 3 de 30
© Rómulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência em questão, sempre foi um sonho de consumo para os dois irmãos que viviam em Pinheiros. Assim quando tiveram a oportunidade, locaram a residência e em tratativa com a proprietária negociaram uma grande reforma no imóvel. Antes uma casa sem insolação e ventilação, com acabamentos em péssimo estado e mal dimensionada, foi totalmente reformada, com a demolição de alvenarias internas, troca de esquadrias, aplicação de novos revestimentos e um projeto luminotécnico que trouxesse mais vida aos ambientes.

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 7 de 30
© Rómulo Fialdini

No térreo foi proposto a unificação das salas de estar e jantar, abertura da cozinha com um balcão que serve como passa prato e decoração da sala. A cozinha foi totalmente refeita proporcionando maior uso do espaço. Em relação aos acabamentos, foram aproveitados os antigos tacos de madeira na sala e na cozinha realizado um novo piso de cimento queimado. A paredes foram descascadas para deixar os tijolinhos de barro a vista. A iluminação e elétrica foram feitas em eletrodutos e calhas galvanizados, para preservar a estrutura da casa e proporcionar um estilo mais industrial.

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 6 de 30
© Rómulo Fialdini
Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 24 de 30
Planta - Layout
Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 12 de 30
© Rómulo Fialdini

No quintal, o espaço foi aberto e instalado uma grade metálica para instalação do jardim vertical. O acabamento é todo em cimento queimado e texturas de terra cota. Além disso foi criado uma copa/bar seguindo a linguagem da cozinha. A edícula aos fundos, foi reformada, ampliando seu espaço e servindo agora como home office da casa. Foi desenvolvido o mobiliário especialmente para o espaço, com a criação de uma grande mesa de trabalho.

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 20 de 30
© Rómulo Fialdini

No pavimento superior, temos os quartos, aonde o piso foi reutilizado os tacos de madeira, descascadas as paredes, deixando os tijolos a vista, e instalados as calhas e eletrodutos aparentes para iluminação e elétrica. No banho principal, foram modificados os pontos hidráulicos e realizado uma grande bancada para apoio. O box foi delimitado com porcelanato preto, deixando-o em destaque no ambiente.

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 2 de 30
© Rómulo Fialdini

Em resumo a reforma foi ampla e com um custo baixo, utilizando-se de materiais e técnicas que otimizaram o espaço, definiram novos acabamentos, reestruturaram a iluminação e ventilação, proporcionando uma nova casa com identidade e personalidade.

Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos - Imagem 5 de 30
© Rómulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pinheiros / André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos" 20 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920885/residencia-pinheiros-lcac-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.