Divulgados os finalistas do World Architecture Festival 2019

Divulgados os finalistas do World Architecture Festival 2019 - Mais Imagens+ 7

Os arquitetos enfrentam alguns dos desafios mais emergentes do mundo na décima segunda edição do World Architecture Festival, o maior programa de premiação de arquitetura do mundo, que anuncia hoje sua lista de finalistas.

Após a criação do 'Architects Declare', um coletivo que reúne alguns do mais renomados escritórios e declarou um estado de emergência climática, os projetos selecionados no World Architecture Festival deste ano demonstram como os edifícios podem desempenhar um papel importante em um futuro sustentável.

Courtesy of WAF

Entre os destaques está um aeroporto em Singapura, projetado por Safdie Architects, que conta com jardim público de 15.000 m² e uma cascata interna de 40 metros de altura. A Dortheavej Residence, do BIG-Bjarke Ingels Group, ergue a bandeira da habitação modular acessível e sustentável em Copenhague, lançando luz sobre este modo de construção que tem o potencial de mitigar a crise imobiliária. Um dos vencedores do ano passado, o Studio Gang aborda desta vez preocupações ambientais em um nível volumétrico com seu projeto 'Solstice on the Park' - uma torre residencial de 26 andares nos EUA otimizada para o desempenho ambiental. Na categoria cultura, a Biblioteca Central de Helsinque, de ALA Architects, anuncia uma nova era do projeto de bibliotecas onde as funções tradicionais se encontram com a tecnologia contemporânea, criando um edifício que produz quase toda a energia que consome.

Helsinki Central Library Oodi / ALA Architects. Image © Tuomas Uusheimo

As categorias Projeto Futuro: Experimental e Projeto Futuro: Infraestrutura também contaram com algumas submissões interessantes e inovadoras, incluindo a proposta de um parque na costa de Nova Iorque que transforma tanques de óleo em jardins comunitários, projetado pelo STUDIO V Architecture. Ou a proposta de Rogers Partners Architects + Urban Designers de ilhas artificiais que servem de barreira de proteção para o Porto de Houston. 

National Kaohsiung Centre for the Arts / Mecanoo architecten. Image Courtesy of WAF

Entre os grandes escritórios selecionados nesta edição estão, estão Zaha Hadid Architects, Heatherwick Studio, Bjarke Ingels Group, Rafael Vinoly Architects, Rogers Stirk Harbour + Partners, Grimshaw e White Arkitekter AB. Muitos escritórios menores também participarão - a lista de finalistas conta com 534 profissionais de 70 país, que atuam em projetos tão variados quanto residências privadas, edifícios educacionais, infraestrutura, arquitetura hospitalar, hotelaria, cultura, paisagismo e interiors. 

Veja a lista completa de finalistas aqui

Homes for All - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group. Image © Rasmus Hjortshoj

O WAF acontecerá em Amsterdã, Países Baixos, de 4 a 6 de dezembro deste ano. Esta é a segunda vez que o evento é realizado na capital holandesa, após edições anteriores em Barcelona, Cingapura e Berlim.

Os arquitetos por trás de cada projeto pré-selecionado concorrerão aos prêmios divididos por categorias. Os vencedores de cada categoria competem uns contra os outros, no último dia do festival, pelos prêmios de World Building of the Year, Future Project of the Year, Interior of the Year e Landscape of the Year

Amos Rex Search / JKMM Architects. Image Courtesy of WAF

O diretor do programa WAF, Paul Finch, disse: “Nos inspiramos nos níveis de inovação dos projetos deste ano, que mostram a incrível variedade de maneiras pelas quais os arquitetos estão respondendo às emergências globais de clima e biodiversidade que enfrentamos."

“O WAF atraiu mais de mil inscrições pelo segundo ano consecutivo, de 70 países, e estamos ansiosos para ver as mais de 500 apresentações ao vivo no Festival em Amsterdã."

Camp Adventure Observation Tower / EFFEKT . Image © Rasmus Hjortshoj

O "super júri" de 2019, que elegerá o World Building of the Year, inclúi Aaron Betsky, Presidente da Escola de Arquitetura Frank Lloyd Wright; Anuradha Mathur, professora do Departamento de Arquitetura da Paisagem da Escola de Design da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia; e Maria Warner Wong, diretora de design da WOW Architects & Warner Wong Design.

O WAF e seu evento simultâneo, o INSIDE World Festival of Interiors, receberão, entre 4 e 6 de dezembro, mais de dois mil dos mais influentes arquitetos e designers do mundo em Amsterdã para conferências, premiações, exposições e outros programas. 

Zaozhuang Stadium / Shanghai United Design Group Co.,Ltd. . Image Courtesy of WAF

Para mais detalhes sobre o WAF Awards, acesse: www.worldarchitecturefestival.com, @worldarchfest #WAF19

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Divulgados os finalistas do World Architecture Festival 2019" [Shortlist Revealed for World Architecture Festival 2019] 04 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920423/divulgados-os-finalistas-do-world-architecture-festival-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.