The Reasons Offsite - uma experiência imersiva através da realidade virtual, desenvolvida por SUMMARY

The Reasons Offsite, uma exposição sobre arquitetura modular e pré-fabricada, foi criada em Portugal pelo estúdio SUMMARY e está a viajar por todo o mundo. A exposição esteve patente na Albânia (na Tirana Architecture Week, em Setembro de 2018) e nos Estados Unidos da América (na Salt Gallery do Boston Society of Architects, em Março de 2019). Neste momento tem já mais duas edições confirmadas para este ano, em Edimburgo e em Weimar, esta última integrada na celebração do centenário da Bauhaus.

No desenvolvimento deste projeto a SUMMARY trabalhou em colaboração com vários arquitetos de diferentes partes do mundo, ligados à investigação e à curadoria, como Pedro Alonso & Hugo Palmarola, Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie & Martín Alvarez e Yona Friedman.

O objetivo da exposição é fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução da arquitetura modular e pré-fabricada (arquitetura “offsite”), desde o século XVII até à contemporaneidade, através de uma visão crítica e prospetiva. The Reasons Offsite apresenta 25 edifícios ou sistemas construtivos que tenham desempenhado o papel de percursores no campo da construção pré-fabricada e modular, incluindo neste grupo projetos de arquitetos mundialmente conhecidos e projetos completamente anônimos.

Cortesia de SUMMARY

Este trabalho apresenta o tríptico clássico de qualquer exposição de arquitetura: imagens, textos e maquetas. Contudo, neste caso, esses elementos são apresentados virtualmente. Os visitantes utilizam um Oculus Rift Kit que os transportam para um espaço virtual de 20x20m, onde podem percorrer a exposição, selecionar de forma interativa os conteúdos que pretendem observar e até manusear as maquetas expostas para conseguirem analisá-las de todos os ângulos. Trata-se, portanto, de uma exposição imaterial, que não implica o transporte e a instalação de objetos físicos, e que, por conseguinte, não produz quaisquer lixos ou resíduos após as sucessivas montagens e desmontagens. Esta aspeto contribui ainda para a flexibilidade da exposição. Não estando dependente do espaço físico, esta pode ser exibida em locais com diferentes dimensões ou configurações. Este meio expositivo relaciona-se ainda com o próprio conteúdo, já que virtualidade é uma caraterística inerente da arquitetura “offsite”: é produzida num determinado local mas será aplicada e utilizada noutro sítio, numa realidade diferente.

O contexto atual – o vertiginoso aumento da população urbana à escala global, a crescente necessidade de imediatismo estimulada por um estilo de vida associado a marcas como Uber ou IKEA e o nível de sofisticação tecnológica que temos vindo a atingir – motivou o desenvolvimento de The Reasons Offsite, como investigação e como tentativa de redescoberta do conceito de pré-fabricação, dando a conhecer a sua história e especulando sobre o seu futuro.

Durante o ano de 2019 The Reasons Offsite estará em exposição no Edinburgh College of Art, de 20 a 30 Junho, e na Neufert Box em Weimar, de 28 de Setembro a 11 de Outubro.

Tirana Architecture Week © Polis University. Image Cortesia de SUMMARY

 Informação Geral

Nome do Projeto: The Reasons Offsite

Tipo de projeto: Projeto Curatorial, Exposição de Arquitetura

Curadoria: SUMMARY (mais informação: www.summary.pt / info@summary.pt)

Participantes:
Pedro Ignacio Alonso & Hugo Palmarola, Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie & Martín Alvarez, Yona Friedman

Equipe SUMMARY:
Samuel Gonçalves (diretor executivo), Inês Rodrigues (gestora de projetos), João Meira (arquiteto), Borbála Papp (arquiteto), Luca Sabbadini (programador de realidade virtual)

Apoio: Câmara Municipal do Porto

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "The Reasons Offsite - uma experiência imersiva através da realidade virtual, desenvolvida por SUMMARY" 11 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918878/the-reasons-offsite-uma-experiencia-imersiva-atraves-da-realidade-virtual-desenvolvida-por-summary> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.