Veja o aplicativo com Realidade Aumentada e Imersão 360º do Sesc

Recentemente o Sesc Avenida Paulista lançou um aplicativo para que usuários em todo o mundo façam imersões pela vista oferecida no Mirante da unidade, explorem passeios georreferenciados por assuntos tão diversos quanto os centros culturais e as espécies de árvores localizadas na região, ouçam passeios sonoros sobre a avenida ou sobre as obras de arte brasileira expostas na unidade, brinquem com um jogo de composição inspirado na fachada do edifício, acessem a agenda completa da programação, entre outros recursos e funcionalidades. O aplicativo está disponível para download gratuito aqui e nas lojas oficiais da Apple e da Google.

Cortesia de Sesc Digital

Vista do Mirante

Cortesia de Sesc Digital
Cortesia de Sesc Digital

O aplicativo permite contemplar em 360º a vista panorâmica do Mirante instalado no 17º andar do Sesc Avenida Paulista, de onde é possível observar a Avenida Paulista desde o bairro Paraíso até a rua Consolação. Para além do privilegiado horizonte, por meio de georreferenciamento o usuário pode explorar a localização e informações sobre outras unidades do Sesc em São Paulo, demais equipamentos culturais da região e as inúmeras antenas instaladas ao longo da avenida, e também obter a direção ou distância até áreas verdes próximas, como o Parque Estadual da Serra do Mar, o Pico do Urubu, a Serra da Pirucaia, entre outros.

Passeios

Cortesia de Sesc Digital
Cortesia de Sesc Digital

O mapeamento de equipamentos culturais intitulado Paulista Cultural também pode ser acessado a partir da seção Passeios. Ali, há ainda um Audiotour pela Avenida Paulista, com 14 roteiros de caminhadas que propiciam um verdadeiro passeio sonoro entre escritórios, lojas, pessoas, veículos, estações de metrô, espaços culturais, etc. Completando a seção, o item Veredas Urbanas mostra, também por meio de georreferenciamento, a relação das principais árvores plantadas na Avenida Paulista e imediações, trazendo fotos, informações científicas e históricas de cada uma delas. O usuário vai se surpreender ao descobrir, por exemplo, a existência de um jovem Pau-Brasil de cerca de 10 anos de idade em plena Alameda Haddock Lobo.

Cortesia de Sesc Digital
Cortesia de Sesc Digital

Acervo Sesc de Arte Brasileira

O Sesc Avenida Paulista conta com obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira adquiridas especialmente para a unidade, em uma estreita relação com sua arquitetura e espaços. O aplicativo permite que o usuário acesse imagens, textos e áudios sobre os trabalhos e artistas do acervo exposto em deferentes pontos do prédio, que inclui obras assinadas por nomes como Erika Verzutti, Rochelle Costi, Lenora de Barros, Artur Lescher, Abraham Palatnik, entre outros.

Arte em Realidade aumentada

designers Kiko Farkas e Julien Sappa. Image Cortesia de Sesc Digital

Entre os destaques da inauguração do Sesc Avenida Paulista está a animação em realidade aumentada concebida especialmente para a ocasião pelos designers Kiko Farkas e Julien Sappa. Tendo uma gravação de Hermeto Pascoal para o Selo Sesc como fundo, o recurso possibilita uma imersão tridimensional pela identidade gráfica proposta por Farkas. A animação ganha vida a partir de determinadas imagens, como é o caso da capa da edição de abril da Revista E (publicação mensal que há mais de 20 anos se dedica à mediação cultural), que pode ser acessada no endereço sescavenidapaulista.org.br/capa.

Jogo

Para relaxar, há ainda um jogo de composição que desconstrói criativamente a fachada da unidade, projetada pelo escritório Könisberger Vannucchi Arquitetos Associados. Com uma trilha sonora de Hermeto Pascoal ao fundo, o jogador tem 120 segundos para arrastar as peças e encaixá-las nos espaços vazios.

WSA - World Summit Awards

O aplicativo venceu recentemente a etapa brasileira do WSA - World Summit Awards. Lançado em abril deste ano, conjuntamente com a abertura da nova unidade do Sesc São Paulo, o app foi selecionado para representar o Brasil na categoria Cultura & Turismo da premiação internacional surgida em 2003, em Genebra, no âmbito da cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society). 

Realizada com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foram criados, a premiação é coordenada pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, na Áustria. As etapas seguintes da premiação serão disputadas no decorrer do segundo semestre de 2018, até o anúncio do projeto vencedor na competição global (além de Cultura & Turismo, a premiação também seleciona projetos nas categorias Educação, Inclusão, Negócios, Meio Ambiente, Saúde, Governo e Acessibilidade; mais informações em worldsummitawards.org).

Sobre o Sesc Avenida Paulista

Cortesia de Sesc Digital

Com 12 mil m² de área construída, distribuídos em 17 andares e dois subsolos, o Sesc Avenida Paulista apresenta como destaque um Mirante com vista panorâmica da cidade de São Paulo. Possui, também, salas de exposições, de espetáculos, de tecnologias e artes, práticas corporais e esportivas, clínica odontológica, espaço para crianças, biblioteca, comedoria e café terraço. A unidade foi inaugurada no nº119 da via mais icônica de São Paulo nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, ao longo dos quais recebeu mais de 25 mil pessoas. Suas atividades são pautadas, sobretudo, pelo trinômio “Arte, Corpo e Tecnologia”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Veja o aplicativo com Realidade Aumentada e Imersão 360º do Sesc" 04 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918100/conheca-o-aplicativo-do-sesc-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.