Labirinto Nuvem / RSAA / Büro Ziyu Zhuang

Labirinto Nuvem / RSAA / Büro Ziyu Zhuang - Mais Imagens+ 26

  • Arquiteto Responsável: Ziyu Zhuang
  • Equipe De Projeto: Fabian Wieser, Na Li, Kunyu Zhu, Xin Zhao, Ye Li, Yu Zhao, Jiaqi Jiang
  • Consultoria Iluminação: Chloe Zhang
  • Consultoria Projeto Estrutural: Yanghui Zhang
  • Equipe De Construção: Shanghai Biaoguan Exhibition Service Co., Ltd
  • Ilustração: Rui Han
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre os dias 4 e 17 de março, o evento Design Shanghai @ Xintiandi Design Festival começou como previsto. O tema deste ano é o retorno à origem das interações sociais, na tentativa de encorajar as pessoas a se encontrarem, se conhecerem e desenvolverem interações sociais reais a partir de uma série de formas, como instalações interativas, artes visuais e fóruns.

© Shengliang Su
© Hui Zhang

A RSAA / Büro Ziyu Zhuang foi convidada para projetar a instalação interativa na entrada da Xintiandi, e esta é a origem do Labirinto Nuvem. A equipe de projeto está ansiosa para apresentar a metáfora de uma série de questões, como o significado do indivíduo na cidade, o significado da comunicação entre as pessoas, os comportamentos interpessoais e a nova imagem do espaço urbano construída pela informação humana. Além disso, os projetistas esperam que os participantes encontrem respostas para as questões que vem de seus corações.

Ilustração do Labirinto Nuvem. Cortesia da Imagem de RSAA/ Büro Ziyu Zhuang
© Shengliang Su

Terra e Nuvem
A instalação possui quatro metros de altura, com cortinas de malha de metal penduradas em uma estrutura de caminhos circulares. As cortinas formam uma superfície brilhante, que filtra o sol e cria uma penumbra. A parte interna cinza é definida tanto pelo padrão real da malha quanto pelo padrão virtual que a sombra projeta.Essa ambiguidade relaciona-se com o significado de um labirinto e conecta o material e a construção a sua planta.

© Hui Zhang
Renderização da Instalação

Quando você explora uma cidade, a estrada à frente é imprevisível e pode levá-lo ao seu destino ou a um beco sem saída. Esta instalação reflete sobre essa experiência, evocando conexões com as pinturas tradicionais chinesas e a forma de montanhas e nuvens. Esta é uma metáfora para o Xanadu urbano. As pessoas que estão no labirinto se sobrepõem às montanhas e nuvens e se integram de diferentes formas.Montanhas são formadas por rochas e solo, mas parecem nuvens. Os caracteres combinados para terra e nuvem no alfabeto chinês formam o caractere Tan: 坛.

© Shengliang Su
© Shengliang Su

Cidade
A instalação segue o arquétipo de um labirinto, um labirinto circular com um diâmetro de cinco metros onde as pessoas irão se perder ou se encontrar – dependendo do caminho que escolherem. Dependendo da altura de uma seção, diferentes plantas baixas se apresentarão, oferecendo diferentes maneiras de transitar pelo labirinto. Isso significa que pessoas de diferentes idades e alturas terão diferentes possibilidades de interação e contato.

© Shengliang Su
© Shengliang Su

Diferente para cada um, o labirinto bloqueia as vistas ou oferece caminhos, encorajando as pessoas a explorar as partes altas e baixas das formas criadas.O labirinto é um microcosmo da cidade, onde as pessoas se encontram ou se distanciam. Nas últimas décadas, estranhos se encontram e se relacionam online cada vez mais.Hoje em dia, as pessoas estão procurando maneiras de reverter essa tendência, retornar à vida real e se reconhecer nessa cidade metafórica.Este é o significado de 城.

© Shengliang Su

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Labirinto Nuvem / RSAA / Büro Ziyu Zhuang" [The Cloud Maze / RSAA] 29 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917851/labirinto-nuvem-rsaa-buro-ziyu-zhuang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.