Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos

© Ruy Teixeira © Ruy Teixeira © Ruy Teixeira © Ana Mello + 16

Vila Andrade, Brasil
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Ana Mello, Ruy Teixeira, Edson Garcia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: A Janela, Artefacto, Atelier Adriana e Carlota, By Kamy, Celina Dias, Clamom, Cristiana Bertolucci, Deca, El Espartano, Emporio Beraldin, Entreposto, Indusparquet, Kartell, Kvadrat, La Lampe, Latão Arte, Levantina, Lumini, Metalferco, Montenapoleone, Nani Chinellato, OWA, On Light, Orbi, Ornare, Passado Composto, Portobello, Pátio Brasil, Sollos, Studio Heloisa Galvão, Tatiz, Vermeil, Wall Lamps
© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, no bairro do Panamby, pertenceu a Francisco Matarazzo Pignatari. Na época, Matarazzo encomendou um projeto de arquitetura e pretendia mudar-se para a propriedade com a esposa. Após o fim do casamento, o projeto foi paralisado restando no local apenas o paisagismo de Burle Marx. Anos mais tarde, os jardins foram transformados em parque municipal e a área, onde fica o Palácio Tangará, começou a ser revitalizada.

© Ana Mello
© Ana Mello
Planta - Subsolo
Planta - Subsolo
© Ana Mello
© Ana Mello

Toda a arquitetura de interiores, projetada por Anastassiadis Arquitetos, foi planejada a partir das obras de arte selecionadas para os ambientes – elas são o fio condutor da narrativa que sustenta o projeto. “O que mais me inspirou foi uma aquarela do século XVIII do Debret, com matizes acinzentados que dizem tudo sobre o olhar que o forasteiro sempre teve do Brasil”, conta Patricia Anastassiadis. No lobby, o piso revestido com mármore recebeu um recorte elipsoidal, executado em padronagem solar estilo Chevron.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

O detalhe côncavo no teto criou uma espécie de domus para abrigar a obra “Papéis Avulsos” em folhas de ouro, de Laura Vinci– que remontam à história da exploração do metal no Brasil-Colônia. Atrás do balcão da recepção, a obra Mixirica, de Artur Lescher, alinha a cena.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

O Burle Bar reforça a atmosfera que mistura o olhar estrangeiro com a brasilidade, utilizando matérias-primas abundantes na flora nacional, como madeira e pedras naturais. Nas paredes, painéis contínuos em madeira com recortes enquadram as obras dos fotógrafos Christian Cravo, Cassio Vasconcelos, Araquem Alcantara, Alessandro Gruetzmacher, Valdir Cruz, Claudia Melli e Fernando Arias com a temática da natureza brasileira.

© Edson Garcia
© Edson Garcia

O restaurante Tangará Jean Georges conta com um private dinner, chef’s table para 16 convidados e adega – esta última chama a atenção pela raiz de pequi de Pedro Petry bem ao centro, fazendo o contraponto da natureza brasileira com a tradição europeia. No salão, encontram-se obras da ceramista Heloisa Galvão e mobiliário desenvolvido especificamente para o projeto com fornecedores nacionais.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

O SPA é composto por salas de tratamento, saunas e uma piscina revestida com mármore e detalhes em pastilha, que aproveita da luz natural do espaço. Nestes ambientes, a arquitetura participa da experiência oferecida pelos tratamentos da marca francesa, Sisley. 

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira
Planta - Subsolo Piscina
Planta - Subsolo Piscina
© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Dep. Laércio Corte, 1501 - Vila Andrade, São Paulo - SP, 05706-290, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos" 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917586/hotel-palacio-tangara-anastassiadis-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.