Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, PrateleiraHotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Sofá, MesaHotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Imagem 4 de 16Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaHotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mais Imagens+ 11

Vila Andrade, Brasil
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Janela, Artefacto, Atelier Adriana e Carlota, By Kamy, Celina Dias, Clamom, Cristiana Bertolucci, Deca, El Espartano, Emporio Beraldin, Entreposto, Indusparquet, Kartell, Kvadrat, La Lampe, Latão Arte, Levantina, Lumini, Metalferco, Montenapoleone, +13
Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, no bairro do Panamby, pertenceu a Francisco Matarazzo Pignatari. Na época, Matarazzo encomendou um projeto de arquitetura e pretendia mudar-se para a propriedade com a esposa. Após o fim do casamento, o projeto foi paralisado restando no local apenas o paisagismo de Burle Marx. Anos mais tarde, os jardins foram transformados em parque municipal e a área, onde fica o Palácio Tangará, começou a ser revitalizada.

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Ana Mello
Planta - Subsolo
Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Cadeira, Mesa, Janela
© Ana Mello

Toda a arquitetura de interiores, projetada por Anastassiadis Arquitetos, foi planejada a partir das obras de arte selecionadas para os ambientes – elas são o fio condutor da narrativa que sustenta o projeto. “O que mais me inspirou foi uma aquarela do século XVIII do Debret, com matizes acinzentados que dizem tudo sobre o olhar que o forasteiro sempre teve do Brasil”, conta Patricia Anastassiadis. No lobby, o piso revestido com mármore recebeu um recorte elipsoidal, executado em padronagem solar estilo Chevron.

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Imagem 4 de 16
© Ruy Teixeira

O detalhe côncavo no teto criou uma espécie de domus para abrigar a obra “Papéis Avulsos” em folhas de ouro, de Laura Vinci– que remontam à história da exploração do metal no Brasil-Colônia. Atrás do balcão da recepção, a obra Mixirica, de Artur Lescher, alinha a cena.

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Sofá, Mesa
© Ruy Teixeira

O Burle Bar reforça a atmosfera que mistura o olhar estrangeiro com a brasilidade, utilizando matérias-primas abundantes na flora nacional, como madeira e pedras naturais. Nas paredes, painéis contínuos em madeira com recortes enquadram as obras dos fotógrafos Christian Cravo, Cassio Vasconcelos, Araquem Alcantara, Alessandro Gruetzmacher, Valdir Cruz, Claudia Melli e Fernando Arias com a temática da natureza brasileira.

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela
© Edson Garcia

O restaurante Tangará Jean Georges conta com um private dinner, chef’s table para 16 convidados e adega – esta última chama a atenção pela raiz de pequi de Pedro Petry bem ao centro, fazendo o contraponto da natureza brasileira com a tradição europeia. No salão, encontram-se obras da ceramista Heloisa Galvão e mobiliário desenvolvido especificamente para o projeto com fornecedores nacionais.

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Prateleira
© Ruy Teixeira

O SPA é composto por salas de tratamento, saunas e uma piscina revestida com mármore e detalhes em pastilha, que aproveita da luz natural do espaço. Nestes ambientes, a arquitetura participa da experiência oferecida pelos tratamentos da marca francesa, Sisley. 

Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Cama, Dormitório
© Ruy Teixeira
Planta - Subsolo Piscina
Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos - Iluminação, Mesa, Cadeira, Janela
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dep. Laércio Corte, 1501 - Vila Andrade, São Paulo - SP, 05706-290, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Palácio Tangará / Anastassiadis Arquitetos" 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917586/hotel-palacio-tangara-anastassiadis-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.