Edifício de estacionamento do Aeroporto Internacional de Sanya Phoenix / Jing Studio

Edifício de estacionamento do Aeroporto Internacional de Sanya Phoenix / Jing Studio - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Jing Studio; Jing Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  44906
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Zhang, Tian Mai
© Chao Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na extremidade leste do aeroporto, com uma estrada principal para o norte, uma interna para o sul e de frente para o novo complexo a oeste: o edifício do terminal T3. Ele representa a solução para resolver o congestionamento do tráfego atual, bem como para ampliar os espaços de estacionamento. Devido à crescente pressão do tráfego, o complexo e o estacionamento são urgentemente exigidos.

© Chao Zhang

Solução de trânsito

O plano é construir um volume de seis pavimentos considerando a capacidade futura de passageiros, código de construção e eficiência de estacionamento. A fim de estabelecer uma circulação de tráfego eficaz, os volumes do edifício são elevados e conectados no segundo pavimento, liberando um espaço contínuo para organização e dragagem de tráfegos funcionais tais como táxis, ônibus, veículos sociais, veículos de logística, etc. O edifício também possui conexão com a estrada do aeroporto no lado sul, expandindo o comprimento da pista para atender às necessidades da área de desembarque. 

Perspectiva de Elevação

Estratégia

Demorou apenas quatro meses para a construção da estrutura principal e dois meses para o restante. Como o edifício possuía um custo e tempo limitados, as estratégias gerais de projeto são as seguintes: inexistência de subsolo, fachada e estrutura integradas, arquitetura como paisagismo.

O solo do local é composto principalmente de areia grossa e argila arenosa, que tem boa capacidade de suporte e pode ser usada como uma base natural. Os pisos do edifício estão todos acima do solo, e a estrutura utiliza uma fundação de coluna independente, para evitar a escavação do subsolo.

© Chao Zhang

A borda da laje é mais espessa para criar uma floreira, combinando estrutura e envoltório; o arranjo da vegetação é organizado de maneira retilínea, gerando um acabamento vegetal para o estacionamento tornando o próprio edifício um cenário para os demais.

Usando processos inovadores de construção, como concreto aparente e pintura externa, o prédio alcançou grande qualidade com um orçamento limitado.

© Tian Mai

Climatização

A estrutura para a vegetação resiste à luz solar direta enquanto fornece boa ventilação, criando uma área de sombra; a profundidade da floreira garante o crescimento da vegetação com sistema de irrigação simples, trazendo um paisagismo contínuo para o monótono estacionamento. Ao introduzir elementos vegetais no espaço, criou-se um edifício funcional semi-exterior, adaptando-se ao clima tropical de Sanya.

Axonométrica Parcial

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Phoenix Road, Tianya , Sanya, Hainan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de estacionamento do Aeroporto Internacional de Sanya Phoenix / Jing Studio" [East Parking Building of Sanya Phoenix International Airport / Jing Studio] 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916763/edificio-de-estacionamento-do-aeroporto-internacional-de-sanya-phoenix-jing-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.