Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Colômbia
  5. FP arquitectura
  6. 2018
  7. Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura

Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura

  • 14:00 - 5 Maio, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura
Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura, © Alejandro Arango
© Alejandro Arango

© Alejandro Arango © Alejandro Arango © Alejandro Arango © Alejandro Arango + 34

  • Arquitetos

  • Localização

    Fontibón, Bogotá, Colômbia
  • Arquitetos Responsáveis

    Iván Forgioni, José Puentes
  • Equipe de Desenho

    Juan José López, Juan Felipe Mejía, Laura Muñeton, Daniela Núñez
  • Área

    7917.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

  • Projeto Estrutural

    Ingemac
  • Projeto Elétrico

    Coselecsa
  • Projeto Hidráulico

    Heco Ingeniería
  • Projeto Bioclimático

    Verónica Henríquez
  • Projeto Acústico

    Eduardo Maya
  • Paisagismo

    Gloria Aponte
  • Consultores

    Consorcio BCL
  • Clientes

    Secretaria Distrital de Educación de Bogotá
  • Mais informações Menos informações
© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Promovido pela Secretária Distrital de Educação e convocado pela Sociedade Colombiana de Arquitetos de Bogotá D.C. e Cundinamarca, se realizou no ano de 2013 um concurso público para selecionar a melhor proposta de projeto para uma escola na cidade de Fontibón. A empresa de arquitetura FP ganha a primeira colocação do concurso com uma proposta intitulada: "uma sala de aula, um pátio, uma escola, um grande pátio". Por fim, a escola é construída e inaugurada no final de 2017, e selecionada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das escolas mais inovadoras da América Latina, destacando sua integração com a comunidade e desenho criativo aplicado a um modelo educacional contemporâneo.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
Planta - primeiro nível
Planta - primeiro nível
© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Ideia principal

Em contraste com os projetos tradicionais de instalações educacionais com corredores de salas de aula, a escola "La felicidad" é concebida sob um princípio ordenador que consiste em uma série de pátios que articulam cada um dos componentes do programa, funcionando como extensões ao ar livre de espaços educacionais. Isso possibilita a realização de atividades fora da sala de aula e permite sua integração com a natureza.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Organização escolar

A escola é organizada por meio de quatro grandes áreas em torno de um pátio central. No lado sul, as salas de aula primárias são organizadas no primeiro nível e as secundárias no segundo. No lado norte, com acesso separado, as salas de aula da pré-escola estão localizadas em um único nível. O restaurante da escola e o auditório estão no lado oeste. No lado leste, como volume representativo do todo, está o centro de recursos integrados, a biblioteca e os espaços administrativos. Parte deste bloco se eleva do solo permitindo transparência e acessibilidade ao pátio principal, gerando a possibilidade de integração com o bairro.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
Corte 1
Corte 1
© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Contribuição para os processos pedagógicos

Por ter pátios e terraços de diferentes escalas como extensão de espaços educacionais, os alunos têm maior contato com a luz natural e vegetação. Enquanto aos professores é oferecida a possibilidade de realizar outras atividades pedagógicas não habituais, como o cultivo de hortas ou trabalho em grupo ao ar livre. Os pátios de várias escalas (pátios-aula, pátio-recreio e grande pátio principal) são concebidos como espaços para o estar democrático, permitindo o encontro e o reconhecimento entre alunos e professores como parte de uma comunidade acadêmica e, de certo modo, mais amplo, como cidadãos.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Viabilidade técnica e econômica

Propomos uma estrutura em pórticos de dois níveis em concreto e uma reduzida paleta de materiais: paredes de tijolos à vista, piso de paralelepípedos, janelas de vidro temperado e alumínio cinza anodizado, tubos de aço para corrimãos e grades. Todos os materiais são resistentes, de baixa manutenção e baixo custo, que não exigem mão-de-obra especializada.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura" [Colegio distrital La Felicidad / FP arquitectura] 05 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915938/colegio-distrital-la-felicidad-fp-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.