Alejandro Arango

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casas na Colômbia: exemplos de implantação, desenho e materialidade

O último ano talvez tenha sido o período de tempo em que passamos mais tempo habitando os espaços domésticos. Talvez não seja o último, e nós definitivamente os estamos ocupamos com atividades para as quais eles não foram projetados. No entanto, os projetos arquitetônicos tomam outras decisões no momento da concepção que vão além de seu programa. Seja pelo contexto ou localização, pelo projeto espacial ou pela materialidade específica, eles adotam esses parâmetros como determinantes do projeto.

Arquitetura ausente: uma perspectiva rural sobre o território colombiano

O Taller Síntesis de Medellín, Colômbia, compartilhou conosco este artigo enfatizando a importância de reconhecer o ambiente construído rural colombiano, que responde à maior parte do território mas não à maior parte da prática arquitetônica, com o objetivo de conscientizar o público sobre como a arquitetura é desenvolvida e reconhecida no país.

Parque Educacional Saberes Ancestrales / Mauricio Valencia + Diana Herrera + Lucas Serna + Farhid Maya. Image © Alejandro ArangoCentro de Desenvolvimento Infantil El Guadual, Villa Rica, Colômbia, / Daniel Feldman e Iván Darío Quiñones. Image © Iván Darío Quiñones Casa típica Vigia del Fuerte. Image © Alejandro ArangoKipará Té Etnoaldea Turística Embera, Puerto Jagua, Colômbia / Juan Pablo Dorado + Oficina Suramericana de Arquitectura. Image © Tomás Botero+ 14

Conheça os vencedores da Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2020

Estudio Iturbide – Taller Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo, Rafael Carrillo, Gerson Huerto, Pavel Escobedo, Esterlina Campuzano, Elizabeth Waites, Enrique Ibarra, México.. Image © Rafael Gamo
Estudio Iturbide – Taller Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo, Rafael Carrillo, Gerson Huerto, Pavel Escobedo, Esterlina Campuzano, Elizabeth Waites, Enrique Ibarra, México.. Image © Rafael Gamo

A XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ2020) anunciou os projetos vencedores desta edição durante a transmissão online de encerramento do evento.

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis

Montessori Kindergarten in Xiamen / L&M DesignPhoto: 1931, Kaunas, Lithuania. Two children working on reading/writing words at Maria Varnienė's Children's House. The child on the left is Stasys Ragaišis, who later became a medical doctor.. Image via @montistory101Mi Casita Preschool and Cultural Center / BAAO + 4Mativ Design Studio. Image © Lesley UnruhPeter Keler - Puppenwagen, 19xx. Image via Wikimedia+ 53

Mobiliários infantils são aqueles - fixos ou móveis - desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-las da forma mais adequada. Seguindo essa linha, podemos identificar dois tipos de móveis: (1) aqueles que facilitam a relação entre o cuidador e a criança e (2) os que permitem que a criança os utilize de forma independente.

A grande diferença entre esses dois tipos é que os primeiros possuem dimensões que se adaptam à ergonomia do adulto e o segundo são projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança, em cada etapa de seu desenvolvimento. Como o crescimento das crianças ocorre de forma relativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionais ou mesmo extensíveis.

Adega Comunal Medellín / Yemail Arquitectura

© Alejandro Arango© Alejandro Arango© Alejandro Arango© Alejandro Arango+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACT 3D, AutoDesk, Baldobloque, Blend Concrete, Contruinmuniza, +9

Pontes e passarelas para conectar espaços: 15 projetos de arquitetura na América Latina

Residencia M&M / Bonina Arquitetura. Image © Tony ChenCasa Candelaria / Llano Arquitectos. Image © Alejandro ArangoCasa MLA / Jacobsen Arquitetura. Image © Leonardo FinottiLa Tallera / Frida Escobedo. Image © Rafael Gamo+ 31

Pontes e passarelas são elementos de circulação horizontal que permitem estabelecer uma ligação física entre os espaços interiores ou exteriores de um projeto para resolver a sua articulação e poupar, em alguns casos, os desníveis existentes entre eles. Essas estruturas suspensas potencializam as conexões visuais entre os diferentes níveis e permitem criar percursos mais dinâmicos. 

Bar Sánchez / Plan:b arquitectos

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

© Alejandro Arango© Alejandro Arango© Alejandro Arango© Alejandro Arango+ 31

  • Arquitetos: Plan:b arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  734
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Decorcerámica, Parasoles tropicales

Criando jardins verticais e fachadas verdes com cabos de aço

Com a alta densidade populacional das cidades e o apetite voraz do mercado por cada metro quadrado, não é incomum que a vegetação urbana seja algo deixado de lado. É por essa razão que florestas, hortas e jardins verticais venham despertando tanto interesse e figurado em propostas diversas. Utilizar o plano vertical para manter plantas parece uma saída coerente e de bom senso, sobretudo quando não há possibilidade de trazer o verde para o nível das pessoas, nas ruas.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos. Image © Ana MelloCortesia de JakobCortesia de JakobImages courtesy of Frasers Property Australia and Sekisui House Australia. Image © Simon Wood+ 22

Parques educativos na Colômbia: 13 exemplos de infraestruturas educacionais

Todos nós sabemos que a arquitetura desempenha um papel fundamental na construção de espaços educativos, entretanto, ela é ainda mais importante na criação de espaços capazes de construir comunidades, espaços onde se forjam as bases paras as próximas gerações. Espaços como este exercem uma influência determinante na vida das pessoas, construindo um cenário que ficará gravado para sempre nas memórias dos alunos mais jovens.

Arquitetura em madeira: casas rurais colombianas

A Madeira é material nobre, usado na construção desde tempos remotos e em todas as regiões do mundo. Embora essa materialidade possa ser empregada em quase todos os tipos de arquitetura, reunimos aqui exemplos de casas rurais localizadas na Colômbia.

Como estimular a autonomia das crianças através da arquitetura e o método Montessori

Maria Montessori começou a desenvolver seu método no início do século XX: trata-se de uma pedagogia científica com o principal objetivo de promover uma educação que contribua positivamente ao desenvolvimento do cérebro da criança, respeitando a individualidade de cada uma delas, estimulando sua autonomia, autoestima e autoconfiança.

Apesar do método ter sido criado no século passado, é agora que a ciência começa a comprovar muitas informações deixadas por Montessori em seu legado. Cada vez mais fala-se sobre aplicá-lo na arquitetura de espaços para as crianças e muito tem-se falado sobre "quartos montessorianos" e sobre a tendência: cama casinha! 

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer

© Zhou Ruogu/Savoye Photographe
© Zhou Ruogu/Savoye Photographe

Os países que fazem parte do chamado Sul Global sofreram muitas transformações em suas cidades nos últimos anos devido, sobretudo, ao rápido crescimento dos centros urbanos e aos já conhecidos desafios econômicos e sociais característicos dos países "em desenvolvimento". O crescimento urbano, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, a saúde nas cidades e o desenvolvimento de sua própria identidade cultural são algumas das questões com as quais as arquiteturas locais tiveram - e ainda terão - que lidar.

Alguns jovens profissionais da arquitetura entenderam a importância de projetar tendo em vista seu próprio território, conferindo a essa arquitetura uma identidade claramente local. Ao desenvolverem novas tipologias e usarem seus próprios recursos materiais, apresentam soluções inovadoras, específicas para o local e, acima de tudo, essencialmente contemporâneas no sentido de se pensar o futuro da arquitetura e do planeta como um todo.

© Fernando Guerra | FG+SG© Tomás Rodríguez© Fernando Schapochnik© Maurice Ascani+ 38

XVII Bienal de Buenos Aires apresenta os projetos vencedores do Prêmio Bienal BA

No último dia 18 de outubro, no marco da XVII edição da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e encerando o ciclo de conferências, debates e exposições celebradas na Usina da Arte de Buenos Aires, foram anunciados os vencedores dos prêmios “Evolución Ladrillo”, CICA (Comitê internacional de Críticos de Arquitetura), os prêmios da Bienal BA por categoria e o Grande Prêmio Bienal, homenageando um total de 28 escritórios de arquitetura, instituições e organizações por suas contribuições no campo e disciplina da arquitetura.

Hotel Click Clack Medellín / Plan:b arquitectos

© Carlos Vélez© Alejandro Arango© Alejandro Arango© Carlos Vélez+ 38

  • Arquitetos: Plan:b arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8723
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AGS Stainless, Adoquinar, Argos, Corona, DIME Diseños metálicos, +5