Foster + Partners projeta uma biblioteca pública em Sharjah, capital mundial do livro de 2019

O escritório Foster + Partners divulgou o projeto para uma biblioteca e centro cultural em Sharjah, juntamente com uma nova obra de arte pública do escultor britânico Gerry Judah. Chamado de "Casa da Sabedoria", o projeto coincide com a nomeação de Sharjah pela UNESCO como a Capital Mundial do Livro deste ano. Com o objetivo de criar um novo bairro cultural na cidade, a Casa da Sabedoria foi projetada para estabelecer e incentivar conexões com o entorno.

Foster + Partners projeta uma biblioteca pública em Sharjah, capital mundial do livro de 2019 - Mais Imagens+ 3

The Scroll por Gerry Judah na parte externa da Casa da Sabedoria celebrando o World Book Year em Sharjah. Imagem © Foster + Partners

Localizada na estrada geral do aeroporto internacional de Sharjah, a dez quilômetros do centro da cidade, a biblioteca e o centro cultural de dois pavimentos apresentam uma grande cobertura flutuante em todos os lados de um volume retilíneo transparente. A saliência de 15 metros de largura protege as fachadas durante a maior parte do dia, enquanto as telas de alumínio filtram o sol mais baixo ao entardecer. O térreo abrigará grandes espaços para exposições, um café ao lado de um espaço educacional para crianças, o arquivo e uma área de leitura.

The Scroll na Casa da Sabedoria de Sharjah por Gerry Judah. Imagem © Foster + Partners

Gerard Evenden, diretor de estúdio de Foster + Partners, afirmou: “Consideradas há muito tempo como repositórios de livros e periódicos, o papel das bibliotecas na vida das comunidades contemporâneas deve ser reimaginado para o século XXI. A Casa da Sabedoria conceitua a biblioteca como um centro social de aprendizagem, apoiado por inovação e tecnologia. A escultura de Gerry é um complemento perfeito para a geometria minimalista do nosso prédio. Estamos ansiosos pela conclusão do edifício, que dará às comunidades locais e acadêmicos um novo espaço para o aprendizado compartilhado e pesquisa inovadora, inserido em uma bela paisagem”.

Casa da Sabedoria de Sharjah celebrando o World Book Year. Imagem © Foster + Partners

O paisagismo é dividido em duas seções - um jardim do conhecimento e um parque infantil ao sul, que abriga várias espécies nativas e elementos relacionados à água, ao lado de um jardim mais formal e geométrico ao norte, contendo The Scroll - uma interpretação contemporânea do antigo pergaminho árabe como uma única escultura em espiral que rotaciona em direção ao céu. Usando uma geometria chamada "superfície desenvolvível", a concha curva foi criada a partir de chapas de aço laminadas, cortadas por lasers guiados por computador, soldadas e pintadas com múltiplas camadas para proteger o aço de tempestades de areia e erosão climática.

A escultura e a Casa da Sabedoria estão sendo desenvolvidas pela Autoridade de Investimento e Desenvolvimento de Sharjah (Shurooq). Nenhuma data de conclusão foi anunciada.

Via Foster + Partners

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Foster + Partners projeta uma biblioteca pública em Sharjah, capital mundial do livro de 2019" [Foster + Partners Design a House of Wisdom for Judah's Scroll in Sharjah] 01 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915917/foster-plus-partners-projeta-uma-biblioteca-publica-em-sharjah-capital-mundial-do-livro-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.