Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste

VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste

  • 16:30 - 24 Abril, 2019
VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste
VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste - Bianca Akinaga Botti
VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste - Bianca Akinaga Botti

ARQUITETURAS POSSÍVEIS: a dimensão política da arquitetura.

No início do século XXI, com o monopólio do poder econômico sobre a cidade, a função do arquiteto se torna mais ambígua e ambivalente. Dependente dos interesses do poder privado e da ideologia do poder público, qual a possibilidade de uma cultura arquitetônica crítica que sobreviva às pressões econômicas de um ambiente de trabalho precarizado e incerto? Embora o arquiteto continue a defender seu papel cultural e social, a prática profissional se afasta gradualmente do exercício da crítica.

A arquitetura, o urbanismo e o paisagismo exprimem as encruzilhadas em que as sociedades contemporâneas se encontram: a arquitetura como símbolo do poder e, ao mesmo tempo, como expressão dos movimentos sociais urbanos; os edifícios como sistemas de consumo de recursos e geradores de poluição mas também como a base para a construção de sociedades mais sustentáveis; o bairro como confluência de interesses imobiliários, mas também como lugar para a vida comunitária e para a socialização; as cidades como cenários privilegiados, dinâmicos e energéticos, onde os conflitos e o caos atuais se manifestam, mas também dotadas de grandes possibilidades de melhora e de transformação; a paisagem como ambiente em contínua transformação e como referência simbólica de cada sociedade. O grande desafio da universidade, portanto, é formar profissionais que fortaleçam sociedades mais democráticas e justas para os novos tempos da ditadura do capital.
A constante luta por igualdade em todos os vieses no campo profissional do Arquiteto e Urbanista é crescente, nos deparamos com políticas públicas e iniciativas públicas e privadas que necessitam de uma reflexão, por isso a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente – FEPP, em conjunto com o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CACAU, promove, nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2019 a VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste onde será proposto discussões acerca do papel social do Arquiteto e Urbanista.

PALESTRAS
O evento contara com 6 palestras e 2 rodas de discussão, ministradas por arquitetos e urbanistas donos de escritórios conhecidos e professores renomados.
• TETO São Paulo
• Pedro Henrique de Cristo
• LABRAÇA USP
• Luís Felipe Abbud
• Lino Fernando Bragança Peres
• Tainá Reis de Paula Kapaz

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste" 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915765/vii-jornada-de-arquitetura-e-urbanismo-da-unoeste> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.