Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, CadeiraCasa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - FachadaCasa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - JanelaCasa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, TerraçoCasa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Mais Imagens+ 66

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Cláudio Resmini; Estúdio Cláudio Resmini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Evelyn Muller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kabala móveis Indústria e comércio, Marmoraria Alvorada
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Fachada
© Evelyn Muller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída na década de 80, em estrutura mista, a residência de 950m² se organiza em três pavimentos que se distribuem entre área íntima e de serviços no nível do lago, área social no nível da rua e área privada no terceiro pavimento, contendo cinco suítes. Este pavimento, disposto em planta triangular, está suspenso, estruturalmente independente de todo o restante da casa, marcado também pelo fechamento em estrutura de perfis metálicos e tijolos aparentes. Em 2017 a residência foi adquirida e exigia uma intervenção intensiva dada a degradação pela ausência de manutenção. Assim que visitamos o imóvel, nos identificamos de imediato com suas formas e conceito.

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Janela
© Evelyn Muller
Planta Térreo
Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, Terraço
© Evelyn Muller

Definimos de imediato que a intervenção deveria revelar o desenho original do edifício, diante da força incontestável de sua arquitetura, e adequá-lo ao tempo presente. O pavimento que se estende no nível do lago foi aonde a intervenção foi mais intensiva. Todas as paredes foram removidas e os espaços de cozinha, jantar, estar, além de uma brinquedoteca, totalmente integrados. A lavanderia e uma suíte de empregados estão destacados desse pavimento. A premissa básica nesta área era intensificar a relação com o lago nivelando o piso que passa a se estender até a área da nova piscina emoldurada parcialmente entre um deck de madeira e um jardim disposto em forma de tabuleiro onde os quadrantes se alternam entre grama, e floreiras de diversas alturas.

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Janela
© Evelyn Muller

Um espaço gourmet, com churrasqueira, se dispõe entre a cozinha e a piscina emoldurada em uma caixa de concreto. A mesma caixa se repete rebatida no interior da cozinha contendo os refrigeradores. Entre estas duas caixas foram instalados quatro painéis deslizantes de vidro que abertos, permitem que o espaço permaneça inteiramente integrado. No acesso principal foi disposta uma grande parede curva que tangencia a escada e leva até um átrio que dá acesso à área social e ao jardim suspenso. No segundo pavimento as intervenções foram pontuais como a substituição dos guarda-corpos por um brise de madeira, cor branco, que se estende no vão entre os dois pavimentos.

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Corrimão
© Evelyn Muller

Para valorizar o volume oval do lavabo, criamos um revestimento na área do gabinete que simula um grande cubo de madeira contrapondo com o painel de madeira da outra extremidade que abriga o bar. Todas as proteções de sacadas e guarda-corpos foram substituídos por planos de vidro para manter a concepção do conjunto e a volumetria. A volumetria externa foi mantida com o cuidado de recuperá-la de forma menos invasiva possível. Todos os volumes de concreto foram restaurados e o grande volume triangular teve sua forma prismática intensificada com o forro e as paredes externas revestidos e pintados na cor branco. Essa decisão destacou a linearidade das janelas em vidro cor preto, assumindo a forma em fita.

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Vidro, Pilar
© Evelyn Muller

Para contrapor esta linearidade foi agregada uma máscara, estrutura metálica na cor preto, que funciona como um brise filtrando assim o sol da manhã no seu período mais quente. Sobre o projeto original, o Arquiteto Sergio Parada comenta; “A geometria retangular permitiu armar a maior parte dos espaços para o nascente com vista para o lago. O projeto previu que a vista para o lago não fosse impedida pela edificação aos usuários da via pública. Micro clima interno, criado através do grandioso vazio com jardim possibilitou a integração de todos os ambientes da residência. Estruturas metálicas coloridas e o concreto trabalhado da forma livre definiu o desenho e a plástica do edifício.”

Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini - Janela, Fachada, Aido
© Evelyn Muller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lago Sul / Estúdio Cláudio Resmini" 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915647/casa-lago-sul-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.