Stella Zwei / Zechner & Zechner

Stella Zwei / Zechner & Zechner - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: Zechner & Zechner; Zechner & Zechner
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thilo Härdtlein
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE

Descrição enviada pela equipe de projeto. O recente VIERTEL ZWEI é caracterizado pela tentativa onipresente de desenvolver uma situação urbana que possibilita uma definição espacial para o modo de trabalho contemporâneo. Este, dedicado ao uso do setor terciário e quaternário, serviços e informação, configurou-se como um lugar independente. A área é caracterizada por excelentes qualidades de conexões internas e pela qualidade do parque e suas áreas públicas. Os dois elementos, vegetação e água, mostram que o período de relaxamento, necessário no trabalho, também foi pensado como uma oportunidade de projeto. As duas únicas exceções ao programa de trabalho que constitui o VIERTEL ZWEI são um hotel e um edifício residencial.

© Thilo Härdtlein

As qualidades atmosféricas do paisagismo, do uso da água e do espaço verde são tão boas quanto o trabalho. O uso laboral também está presente no edifício residencial STELLA ZWEI. O térreo é formado como uma área transparente usada para escritórios. Os restantes seis pavimentos e o nível da cobertura são ocupados por apartamentos de quatro tamanhos diferentes, de 50 m2 a 70 e 90 m2; e de 155 m2 na cobertura. 

© Thilo Härdtlein

STELLA ZWEI está localizado no VIERTEL ZWEI, no 2º distrito de Viena, perto do centro da cidade, em um ambiente metropolitano atraente. Além de uma ótima infraestrutura e boas conexões de transporte, o STELLA ZWEI oferece uma ampla variedade de espaços ao ar livre.

© Thilo Härdtlein

O lago de 5.000 m² e amplos espaços verdes no distrito de Prater diminuem o estresse da vida urbana, e toda a área é projetada para ser livre de carros, com os estacionamentos no subsolo .

O projeto do edifício é referenciado a partir do exemplo estabelecido pelo VIERTEL ZWEI. O edifício residencial de oito pavimentos estende a sua estrutura ao longo dos trilhos do metrô, em contraste com as formas fluidas da Trabrennstraße e Trabrennbahn, e cria uma fronteira com VIERTEL ZWEI na direção de Stella- Klein-Löw-Weg.

© Thilo Härdtlein

A forma externa do edifício é definida pelo desenho não uniforme dos volumes subtraídos, alguns dos quais são planejados com altura de dois pavimentos. Essas espécies de galerias são espaços claros posicionados na caixa cinza criando uma fachada divertida e variada.

Os reflexos das plantas executadas de forma consistente, que resultam em mudanças no posicionamento das galerias, criam uma ilustração externa desses contrastes na fachada. A fachada, neste caso, pode ser lida como uma imagem das configurações espaciais que estão na sua parte posterior. Ela se torna uma composição entre o escuro e claro, dentro e fora. Isto é expresso nos materiais escolhidos: a fachada encontra o cinza escuro, os vãos e as galerias em branco.

© Thilo Härdtlein

Isso cria uma imagem invertida em preto e branco entre o interior e o exterior, um efeito positivo-negativo. As rotações e reflexões aumentam a afinidade dos ocupantes por seu espaço de estar. Desta forma, o próprio apartamento é entendido como um elemento individualizado dentro de um sistema de padrão.

O desenho do térreo pode ser definido como uma base transparente em direção ao lago. Juntamente com instalações compartilhadas, como a sala de eliminação de resíduos e salas com bicicletários e depósito para carrinhos de crianças, existem escritórios com equipamentos modernos. Um corredor de vidro que atravessa todo o pavimento oferece vistas abertas e acesso aos sete pavimentos residenciais.

© Thilo Härdtlein

O pavimento superior é recuado, e será coberto com painéis de alumínio brilhante, como um contraste interessante com os outros níveis. Este gesto reduz a altura aparente do edifício e cria grandes terraços para os apartamentos da cobertura.

Os 72 apartamentos, que variam de 49 a 115 m², têm plantas sofisticadas e funcionais, salas de estar generosas, todos com varanda própria, cozinhas e banheiros totalmente equipados, além de pisos de madeira.

Situação

Existem seis coberturas no pavimento superior, que variam em tamanho de 98 a 156 m², e que possuem grandes terraços.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viena, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Stella Zwei / Zechner & Zechner" [Stella Zwei / Zechner & Zechner] 19 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915388/stella-zwei-zechner-and-zechner> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.