SOM projeta terminal-jardim para o Aeroporto Internacional de Kempegowda na Índia

Skidmore Owings e Merrill (SOM) revelaram seu projeto para o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Kempegowda, em Bengaluru, na Índia. Para o novo centro de viagens aéreas da região, o escritório reinventa o aeroporto como uma experiência de transporte paisagística e serena, concebida pela comissão aeroportuária como um “terminal dentro de um jardim”. A primeira fase da obra está prevista para março de 2021, quando começará a receber anualmente 25 milhões de passageiros.

© SOM / ATCHAIN

O projeto de 255.000 metros quadrados procura conectar os viajantes com a natureza em todas as oportunidades. Árvores, pequenos jardins e lagoas com espécies de plantas locais e exóticas compõem o desenho no interior, enquanto a vegetação suspensa no teto recebe os passageiros na entrada. Além desses espaços, um grande jardim interno conterá paredes de terra batida e cachoeiras, proporcionando um acesso para o espaço de comércio densamente ajardinado.

© SOM / ATCHAIN

A área de compras do terminal conectará os portões a um vasto "cinturão florestal" de três pavimentos projetado para criar uma experiência ao ar livre imersiva e relaxante para os passageiros. O cinturão florestal é visível desde todos os espaços internos principais, do portão de desembarque até a área de retirada de bagagem, onde a paleta de materiais é projetada para trabalhar em harmonia com a paisagem natural, seja em tijolo, pedra natural ou bambu artificial.

© SOM / ATCHAIN

Durante décadas, as viagens aéreas foram uma experiência genérica em todo o mundo, com projetos de terminais que isolam o passageiro. No Terminal 2, o desenho do SOM inverte todas as expectativas de como um aeroporto pode parecer. Com foco no passageiro, criamos uma rica experiência sensorial.
-Laura Ettelman, Sócia-gerente, SOM

O projeto é inspirado na história de Bengaluru como uma “Cidade Jardim”, lembrando os extensos parques e plantações da região que recentemente diminuíram devido à urbanização. Ele, portanto, cria uma oportunidade para revitalizar o senso de lugar da cidade e estabelecer uma visão de futuro para o crescimento sustentável. Para esse fim, o terminal irá implementar metas de sustentabilidade ambiciosas. A vegetação abundante complementa o sistema mecânico para purificar o ar e serve como um contador natural para as emissões de carbono, enquanto o invólucro do edifício usa vidros de alto desempenho e sombreamento cuidadosamente calibrado para controlar a luz natural. Além disso, uma grande lagoa na parte externa do terminal irá capturar a água da chuva para reutilização em processos de água cinza, incluindo resfriamento e irrigação.

O projeto do SOM para o terminal-jardim surge no momento em que Safdie Architects se aproxima da conclusão do seu marcante desenho arquitetônico e paisagístico, o Jewel Changi Airport, com a maior cascata coberta do mundo.

Via: SOM

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "SOM projeta terminal-jardim para o Aeroporto Internacional de Kempegowda na Índia" [SOM Designs Garden Terminal for India's Kempegowda International Airport] 12 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914516/som-projeta-terminal-jardim-para-o-aeroporto-internacional-de-kempegowda-na-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.