Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU

A Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo abriu em janeiro a chamada para obras que participarão da 11ª edição do evento, a XI BIAU. A Bienal será realizada em Assunção, Paraguai, em outubro deste ano, e apresentará a forma de habitar na América Latina a partir do olhar cotidiano. A curadoria do Brasil está sob responsabilidade de Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas, sócios do escritório Una Arquitetos

A chamada está aberta até abril de 2019 e os resultados serão apresentados em Assunção no mês de outubro, em um programa acadêmico de atividades que incluirá, além da mostra das obras selecionadas, uma série de conferências, mesas redondas e debates articulados em torno da temática da XI BIAU, bem como exposições e atividades paralelas.

Veja abaixo a lista dos profissionais que compõe o comitê que selecionará esse trabalhos.

Carlos Eduardo Comas estudou arquitetura em Porto Alegre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Philadelphia (University of Pennsylvania) e Paris (Université de Paris- Saint Denis). Sua dissertação de doutorado tem o título Précisions brésiliennes sur un état passé de l’architecture et l’urbanisme modernes, d’après les projets et ouvrages de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, MMM Roberto, Affonso Reidy, Jorge Moreira & cie., 1936-45. É professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, e editor da revista ARQTEXTO, publicada pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.

Fernando Luiz Lara é Professor Associado da Escola de Arquitetura daUniversidade do Texas em Austin onde dirige atualmente o programa de doutorado em história da arquitetura. Entre 2012 e 2015 foi diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies na mesma instituição. Arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001), Lara é autor de vários livros e centenas de artigos, escrevendo extensivamente sobre questões relativas ao ambiente construído na América Latina.

Guilah Naslavsky (1968) é arquiteta formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestre (1998) e doutora (2004) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada I no DAU/UFPE (desde 2010), é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano MDU/UFPE. Foi professora visitante (2015-2016) na Escola de Arquitetura da Universidade do Texas (SOA/UT) com bolsa de Estágio Sênior da CAPES. É especialista em Conservação de Arquitetura Moderna (2006) pela Universidade de Tecnologia de Helsinki, Finlândia/ICCROM.

Guilherme Wisnik (1972) é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade d e São Paulo. Colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), e autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009), Oscar Niemeyer (Folha de S. Paulo, 2013), Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018, com Julio Mariutti) e Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018).

Luciano Margotto. Arquiteto e Urbanista formado em 1989 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Mestre em 2001 e doutor com a tese “Lições da Arquitetura: leituras a partir de poéticas” em 2016, ambos pela mesma instituição. Professor de Projeto de Edificações desde 1994, atualmente leciona na FAUUSP desde 2018, e na FAU-Mackenzie desde 2002. Professor associado da Escola da Cidade e colaborador desde sua fundação.

Naia Alban - Graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia | FAUFBA (1986). Doutora Arquiteta (apto “cum Laude”) na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid - Universidad Politécnica de Madrid ETSAM/UPM com a Tese Doutoral: MORFOLOGIA URBANA NA CIDADE DE SALVADOR/ BRASIL NOVOS BAIRROS PROJETADOS E SUA RELAÇÃO COM A CIDADE HERDADA (1995) (Bolsa CAPES). Aprovada em concurso público do magistério superior | UFBA (2002). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação | PPG-AU/UFBA (desde 2009).

Otávio Leonídio é arquiteto, doutor em história, professor associado do departamento de arquitetura e urbanismo da pontifícia universidade católica do rio de janeiro, do qual é atualmente diretor. Autor de “carradas de razoes: Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira” (puc-rio/Loyola) e “Espaço de Risco” Romano Guerra/nhametrica).

Paulo Henrique Paranhos, 1958, Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade de Brasília, 1982, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, 2018. Proprietário do escritório TAO Arquitetura desde 1986; colaborador de E. M. Dubugras (1980-1984) e João Figueiras Lima, Lelé, na FAEC do Rio de Janeiro (1985), e trabalhou no Ministério das Relações Exteriores RE – Itamarati (1986), no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IBPC – 1987) e desenvolveu projetos na Universidade de Brasília (1988).

As bases da Chamada para a XI Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo já estão disponíveis. Nesta edição, estão abertas as seguintes chamadas:

  • Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo
  • Seleção Panorama de Obras do XI BIAU
  • Seleção de publicações
  • Seleção de textos de pesquisa
  • Seleção de trabalhos acadêmicos
  • Seleção de fotografia que vive na América Latina

Para mais informações acesse a página oficial da XI BIAU ou baixe os detalhes da chamada aqui.

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU" 27 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913938/saiba-quem-faz-parte-do-comite-de-selecao-do-brasil-na-xi-biau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.