Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU

Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU

Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU
Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU, Cortesia de XI BIAU
Cortesia de XI BIAU

A Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo abriu em janeiro a chamada para obras que participarão da 11ª edição do evento, a XI BIAU. A Bienal será realizada em Assunção, Paraguai, em outubro deste ano, e apresentará a forma de habitar na América Latina a partir do olhar cotidiano. A curadoria do Brasil está sob responsabilidade de Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas, sócios do escritório Una Arquitetos

A chamada está aberta até abril de 2019 e os resultados serão apresentados em Assunção no mês de outubro, em um programa acadêmico de atividades que incluirá, além da mostra das obras selecionadas, uma série de conferências, mesas redondas e debates articulados em torno da temática da XI BIAU, bem como exposições e atividades paralelas.

Veja abaixo a lista dos profissionais que compõe o comitê que selecionará esse trabalhos.

Carlos Eduardo Comas estudou arquitetura em Porto Alegre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Philadelphia (University of Pennsylvania) e Paris (Université de Paris- Saint Denis). Sua dissertação de doutorado tem o título Précisions brésiliennes sur un état passé de l’architecture et l’urbanisme modernes, d’après les projets et ouvrages de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, MMM Roberto, Affonso Reidy, Jorge Moreira & cie., 1936-45. É professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, e editor da revista ARQTEXTO, publicada pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.

Fernando Luiz Lara é Professor Associado da Escola de Arquitetura daUniversidade do Texas em Austin onde dirige atualmente o programa de doutorado em história da arquitetura. Entre 2012 e 2015 foi diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies na mesma instituição. Arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001), Lara é autor de vários livros e centenas de artigos, escrevendo extensivamente sobre questões relativas ao ambiente construído na América Latina.

Guilah Naslavsky (1968) é arquiteta formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestre (1998) e doutora (2004) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada I no DAU/UFPE (desde 2010), é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano MDU/UFPE. Foi professora visitante (2015-2016) na Escola de Arquitetura da Universidade do Texas (SOA/UT) com bolsa de Estágio Sênior da CAPES. É especialista em Conservação de Arquitetura Moderna (2006) pela Universidade de Tecnologia de Helsinki, Finlândia/ICCROM.

Guilherme Wisnik (1972) é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade d e São Paulo. Colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), e autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009), Oscar Niemeyer (Folha de S. Paulo, 2013), Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018, com Julio Mariutti) e Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018).

Luciano Margotto. Arquiteto e Urbanista formado em 1989 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Mestre em 2001 e doutor com a tese “Lições da Arquitetura: leituras a partir de poéticas” em 2016, ambos pela mesma instituição. Professor de Projeto de Edificações desde 1994, atualmente leciona na FAUUSP desde 2018, e na FAU-Mackenzie desde 2002. Professor associado da Escola da Cidade e colaborador desde sua fundação.

Naia Alban - Graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia | FAUFBA (1986). Doutora Arquiteta (apto “cum Laude”) na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid - Universidad Politécnica de Madrid ETSAM/UPM com a Tese Doutoral: MORFOLOGIA URBANA NA CIDADE DE SALVADOR/ BRASIL NOVOS BAIRROS PROJETADOS E SUA RELAÇÃO COM A CIDADE HERDADA (1995) (Bolsa CAPES). Aprovada em concurso público do magistério superior | UFBA (2002). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação | PPG-AU/UFBA (desde 2009).

Otávio Leonídio é arquiteto, doutor em história, professor associado do departamento de arquitetura e urbanismo da pontifícia universidade católica do rio de janeiro, do qual é atualmente diretor. Autor de “carradas de razoes: Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira” (puc-rio/Loyola) e “Espaço de Risco” Romano Guerra/nhametrica).

Paulo Henrique Paranhos, 1958, Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade de Brasília, 1982, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, 2018. Proprietário do escritório TAO Arquitetura desde 1986; colaborador de E. M. Dubugras (1980-1984) e João Figueiras Lima, Lelé, na FAEC do Rio de Janeiro (1985), e trabalhou no Ministério das Relações Exteriores RE – Itamarati (1986), no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IBPC – 1987) e desenvolveu projetos na Universidade de Brasília (1988).

As bases da Chamada para a XI Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo já estão disponíveis. Nesta edição, estão abertas as seguintes chamadas:

  • Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo
  • Seleção Panorama de Obras do XI BIAU
  • Seleção de publicações
  • Seleção de textos de pesquisa
  • Seleção de trabalhos acadêmicos
  • Seleção de fotografia que vive na América Latina

Para mais informações acesse a página oficial da XI BIAU ou baixe os detalhes da chamada aqui.

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Saiba quem faz parte do comitê de seleção do Brasil na XI BIAU" 27 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913938/saiba-quem-faz-parte-do-comite-de-selecao-do-brasil-na-xi-biau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.