Alunos e professores da UFAL lançam abaixo-assinado para dar à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa

Os alunos, professores e colaboradores da Faculdade de Arquitetura & Urbanismo & Design de Alagoas, encabeçados pelas professoras Adriana Capretz Borges da Silva Manhas, Josemary Omena Passos Ferrare e a aluna Cecília Oliveira do Nascimento Rossé, organizaram um abaixo-assinado on-line para conceder à professora Zélia de Melo Maia Nobre o Título de Doutora Honoris Causa da UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

Todo o movimento é um grande agradecimento coletivo para esta mulher que, nos anos 70, teve coragem e entusiasmo para fundar uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Alagoas. O pedido será entregue à Magnífica Reitora, Maria Valeria Costa Correia, para ser submetido à apreciação do Conselho da Universidade (CONSUNI).

A grande Arquiteta, pérola do movimento moderno do Nordeste, é figura central na fundação da FAU UFAL, que está completando 45 anos. A "dama do traço elegante", que hoje está com 90 anos, graduou-se pela Universidade Federal de Pernambuco em 1954. Posteriormente, quando se casou com o engenheiro alagoano, Vinicius Furtado Maia Nobre, veio morar em Maceió- AL. Nessa cidade iniciou a carreira, em um ambiente dominado por engenheiros e desenhistas masculinos. No anos 60 e 70 teve destaque na luta pela valorização da arquitetura moderna no Estado de Alagoas e no Nordeste. As obras de maior vulto são o Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), a Residência Universitária da UFAL (RUA), o Parque Hotel, na capital alagoana. Nesse período desenhou inúmeras casas, inclusive a da própria família, no Bairro Farol, que foi um marco para a cidade. Nos projetos, sempre utilizou os pilares do movimento moderno e influências de Oscar Niemeyer e Le Corbusier. Mas procurou fazer uma arquitetura eminentemente nordestina: com cobogós, integração de ambientes e o uso de azulejos e muitos jardins internos, para amenizar o clima tropical.

Casa Farol. Image © Acervo de Zélia Maia Nobre, doado à FAU - UFAL

Destaque-se que a arquiteta atuou em várias intervenções restaurativas, como o aproveitamento parcial do Antigo Liceu de Artes e Ofícios, nos anos 70, que abrigou as instalações da antiga Faculdade de Engenharia de Alagoas. Atualmente, a edificação é a Escola Técnica de Artes (ETA), Espaço Cultural e a Pinacoteca da UFAL. Em 1983, foi figura determinante no movimento que impulsionou o tombamento, a nível Estadual, de Marechal Deodoro-AL (decretado pelo Conselho Estadual de Cultura). Posteriormente, em 2006, a cidade foi tombada a nível Federal, sendo tal ato um fruto da luta anterior.

Pelo empenho em ensinar e formar centenas de profissionais (lecionou por muitos anos a disciplina de Projeto Arquitetônico) e pelo que representa para a arquitetura alagoana, em 15 de dezembro de 2015, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) criou o Prêmio Zélia Maia Nobre, uma honraria que reconhece os projetos de alunos que fazem os melhores trabalhos de conclusão de curso na área.

Zélia Maia Nobre e seu marido, Vinicius Furtado Maia Nobre. Image © Cecília Rossé

Embasados nessa trajetória, foi criado o abaixo assinado on-line, cujo objetivo é homenagear esta "professora pioneira" com o título de Doutora Honoris Causa, como forma de agradecer e incentivar as gerações presentes e futuras a valorizar e defender a arquitetura, o urbanismo e o design do Nordeste e do Brasil.

© Jefferson Miguel dos Santos

Contribua com sua assinatura aqui.

Sobre este autor
Cita: Cecília Rossé. "Alunos e professores da UFAL lançam abaixo-assinado para dar à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa" 23 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913694/alunos-e-professores-da-ufal-lancam-abaixo-assinado-para-dar-a-arquiteta-zelia-maia-nobre-o-titulo-de-doutora-honoris-causa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.