H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - DormitórioH.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - PiaH.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - PrateleiraH.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Mesa, CadeiraH.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 17

New York, Estados Unidos
  • Clientes: H.Stern
  • Engenharia: Michilli Inc.
  • Iluminação: L’Observatoire International
  • Fachada: Superior Metal and Woodwork
  • Arquiteto Legal E Engenheiro: Sawicki Tarella Architecture + Design PC
  • Elevador: Elevator Cabs Interior Desining
  • Arquiteto Responsável: Arthur Casas
  • Equipe De Projeto: Mariana Werfel, Cristiane Trolesi, Natalia Valente, Renata Adoni, Lenka Soares, Paulo Sabatini, Arnault Weber, Felipe Bueno, Mariana Santoro, Nara Telles, Bruno Arinella
  • Cidade: New York
Mais informaçõesMenos informações
H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Fachada
© Ricardo Labougle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio desenvolveu um novo conceito para as lojas H. Stern que evoca a identidade brasileira e cosmopolita do design da marca. A arquitetura é complementar à delicadeza das peças, criando atmosfera aconchegante que remete a uma caixa de joias.

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Mesa
© Ricardo Labougle

Situada na 5ª avenida, endereço mítico de grandes joalherias, a fachada comunica a singularidade da loja em meio à profusão das mais diversas marcas e do movimento caótico da cidade. Desenvolvida a partir do "S" da logomarca H.Stern, a trama cria um padrão em placas metálicas semelhantes a uma escama, com reflexos que variam de acordo com a insolação. Os tons dourados e envelhecidos mantêm a sobriedade elegante da joalheria, destacando-a na escala urbana sem competir com as peças expostas. O polimento das placas contrasta com o interior aconchegante, sublinhando o convite aos passantes para conhecer o interior. Três pilares na estreita fachada delimitaram as possibilidades de abertura, levando à criação de uma entrada generosa de um lado e de uma pequena vitrine lateral do outro, pensada como uma caixa de joias em si.

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Banheira
© Ricardo Labougle

O percurso é marcado pela organicidade do espaço, dominado pela cúpula que amplia o pé-direito e apaga a sensação de limites do interior. Os lambris em madeira, típicos do modernismo brasileiro, ressaltam a horizontalidade que dilui as fronteiras da loja. Expositores e mesas de atendimento tomam formas livres, em convite à descoberta de peças que parecem flutuar sobre estruturas leves ou em balanço. Homenagem ao design americano, cadeiras de Milo Baughman retomam as cores da arquitetura. Particular atenção foi dada à escolha de texturas que se complementam em tonalidades neutras e cálidas: madeira, tecido, couro e metal.

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Mesa, Cadeira
© Ricardo Labougle
Planta - Térreo
H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Mesa, Cadeira
© Ricardo Labougle

O projeto de iluminação, elaborado pelo l’Observatoire International, de Hervé Descottes, constitui um dos elementos mais complexos do projeto devido à necessidade de destacar a execução das peças tanto quando expostas quanto quando experimentadas. A luz da cúpula de textura aveludada permite homogeneizar o ambiente enquanto focos específicos hierarquizam pontos de destaque, em equilíbrio entre o convite a olhar as joias e a percorrer a arquitetura. 

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Imagem 15 de 22
© Ricardo Labougle

A profusão de detalhes desaparece em meio aos encaixes entre todos os elementos, transformando um quebra-cabeças em homogênea composição arquitetônica. O resultado é um espaço que convida à permanência, um respiro em plena 5ª Avenida. O design brasileiro é revelado pela força de materiais naturais e formas livres, pela sensorialidade que envolve o cliente em todas as escalas e termina por destacar o essencial: a delicadeza de uma joia.

H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas - Dormitório
© Ricardo Labougle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Olympic Tower, 645 5th Ave, New York, NY 10022, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "H.Stern Nova Iorque / Studio Arthur Casas" 20 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913505/hstern-ny-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.