Galeria Bergamin / AR Arquitetos

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 2 de 17Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 3 de 17Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 4 de 17Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 5 de 17Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Mais Imagens+ 12

Jardim Paulista, Brasil
  • Arquitetos: AR Arquitetos; AR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HelôPeirão, Madearte
Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 6 de 17
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe levar ao limite a ideia do “cubo branco” da galeria de arte, potencializada pelo contraste (positivo-negativo) entre espaços-servidores e espaço-servido.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 3 de 17
© Maíra Acayaba

Trata-se de um projeto em que não há matizes, transições ou meios-termos. Há apenas duas dimensões: aquilo que é branco; e aquilo que está para além do branco, o preto.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 9 de 17
© Maíra Acayaba
Corte AA
Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 5 de 17
© Maíra Acayaba

A área expositiva, ou seja, a galeria em si, é espaço-servido, positivo, tratada como um invólucro ultra-branco e homogêneo em que arestas dos planos se dissolvem para reforçar a presença das obras-de-arte ali expostas.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 4 de 17
© Maíra Acayaba

Essas arestas ganham potência ao delimitar o que está para além do “cubo”, extrusões negativas, portanto pretas, que contém os espaços-servidores, como escritório / sala de reuniões, acervo, serviço / wc e depósito.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Prateleira
© Maíra Acayaba

A lógica se repete também no mobiliário, cujas faces que tangem o espaço expositivo a ele pertencem permanecendo brancas, enquanto suas extrusões (prateleiras, reentrâncias) tornam-se pretas por pertencer à dimensão das extrusões, aquilo que está para além daquelas superfícies.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Prateleira, Cadeira
© Maíra Acayaba

O acervo, organizado em “teleiros”, pode ser visto pelos clientes de forma reservada, na sala de reuniões, ou avançar dentro do espaço expositivo, permitindo maior afastamento para visualização das obras.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 8 de 17
© Maíra Acayaba

O forro da galeria, em chapa expandida branca, além de criar uma textura que deixa entrever a laje de cobertura, serve ainda para pendurar obras de forma livre, o que, juntamente uma parede móvel, dão flexibilidade à organização do espaço expositivo.

Galeria Bergamin  / AR Arquitetos - Imagem 14 de 17
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Oscar Freire, 379 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01426-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Bergamin / AR Arquitetos" 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912936/galeria-bergamin-ar-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.