Restauradores / Saraiva + Associados

Restauradores / Saraiva + Associados - Imagem 2 de 16Restauradores / Saraiva + Associados - JanelaRestauradores / Saraiva + Associados - Corrimão, Janela, VigaRestauradores / Saraiva + Associados - Janela, Fachada, Corrimão, BalcãoRestauradores / Saraiva + Associados - Mais Imagens+ 11

Restauradores / Saraiva + Associados - Imagem 2 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção no edifício da Praça dos Restauradores, edificado no final do século XIX, procurou respeitar as características construtivas desta época. O edifício possui 22 frações autônomas e é de utilização mista, conjugando habitação nos pisos superiores (1º ao 6º andar) e serviços no embasamento e cave. As frações, apesar de licenciadas para habitação, anteriormente à intervenção serviam maioritariamente como escritórios e serviços, à semelhança do que ainda hoje sucede com a generalidade dos edifícios mais antigos da baixa da cidade, onde este se insere.

Restauradores / Saraiva + Associados - Escada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Corte
Restauradores / Saraiva + Associados - Corrimão, Janela, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Do ponto de vista da estabilidade, as fachadas não evidenciavam quaisquer patologias carecendo, contudo, de beneficiação. A totalidade do reboco foi recuperada e aplicado um estuque tipo veneziano que confere um aspeto nobre ao conjunto. O número de pisos, e respetiva área bruta de construção, foi mantido, consolidando o tecido da área histórica envolvente. O acesso principal ao edifício é feito através de um átrio do qual nasce o núcleo de escadas e onde fica situado o acesso ao elevador.

Restauradores / Saraiva + Associados - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Os vãos foram inteiramente renovados com a aplicação de caixilharia em alumínio com vidro duplo. Foi dada especial atenção à questão do isolamento acústico no intuito de proporcionar ao interior dos fogos níveis de qualidade em conformidade com as exigências do uso habitacional. Por último, a cobertura foi intervencionada e refeita recorrendo aos materiais do revestimento original. Construído em gaiola pombalina, a típica estrutura anti-sísmica herdada do pós-terramoto de 1755, o edifício foi cuidadosamente estudado e reabilitado tendo em consideração o condicionamento estrutural original e a qualidade final que se pretendia oferecer.

Restauradores / Saraiva + Associados - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restauradores / Saraiva + Associados" 07 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912266/restauradores-saraiva-plus-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.