Brisa natural e sinfonia lumínica / MW archstudio

Brisa natural e sinfonia lumínica / MW archstudio - Mais Imagens+ 31

Thành phố Nha Trang, Vietnã
  • Arquitetos: MW archstudio; MW archstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coto, Galaxy LED, Prima, Solar master, Xingfa Aluminum
© Hiroyuki Oki

"Brisa natural e sinfonia lumínica" é como os arquitetos do MW archstudio decidiram batizar este projeto residencial unifamiliar localizado na cidade de Nha Trang, no centro-sul do Vietnã.

© Hiroyuki Oki

Com pouco mais de cem metros quadrados e seis metros de frente, a casa é definida por uma série de elementos de proteção solar que resguardam a casa do sol forte do oeste enquanto permitem sua ampla ventilação natural. Este complexo arranjo de pequenas aberturas, das quais mais da metade podem ser operadas individualmente, permitem iluminar e ventilar a casa facilmente, mantendo a privacidade dos seus espaços interiores e proporcionando uma ótima qualidade ambiental.

© Hiroyuki Oki

A casa foi concebida através da sobreposição de três volumes escalonados, cujos recuos proporcionam espaços para ventilar e iluminar os espaços internos da casa. Essa solução espacial ainda contribuiu para compor uma série de espaços verdes dentro do edifício que fazem a mediação entre o interior e o exterior.

© Hiroyuki Oki
Corte 02
© Hiroyuki Oki

Esta combinação de estratégias projetuais proporcionam a este edifício um ótimo desempenho ambiental, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante todo o dia e acima de tudo, minimizando a demanda dos sistemas de condicionamento de ar. Quando necessário, a casa pode ser completamente iluminada através de lâmpadas LED, transformando a casa em um farol de luz durante a noite quando vista de fora, enquanto o sistema de ar condicionado de alto desempenho servirá para amenizar o forte calor durante os dias mais quentes do ano.

© Hiroyuki Oki

No Vietnã, é muito comum que em pequenas residencias unifamiliares como esta, as pessoas optem por incorporar outros usos, ocupando a frente para a rua com lojas próprias ou para alugar; isso faz com que estes espaços - já muito contidos -, se tornem ainda menos iluminados e introspectivos. Nossa ideia foi recuar a fachada, deslocando os volumes para dentro ou para fora, abrindo espaços para incorporar áreas verdes dentro da área de segurança do edifício. Desta forma, abdicamos de alguns metros quadrados de área privativa para proporcionar pequenos respiros que fazem a mediação entre os espaços públicos e privados.

© Hiroyuki Oki

A casa que toma o terreno para si e ocupa o espaço que outrora pertencia à natureza, devolve com certa gentileza uma pitada de verde para este ambiente urbano. Uma diversidade de árvores frutíferas foram incorporadas no projeto, isso porque é um hábito comum dos vietnamitas plantar árvores frutíferas nos jardins de suas casas. A maioria delas são árvores nativas e fáceis de encontrar em toda a região.

© Hiroyuki Oki

A casa foi construída utilizando materiais locais de ampla disponibilidade e baixo custo. Em comparação com outros edifícios de mesma escala, esta casa foi construída com um custo muito mais baixo por metro quadrado, sem deixar a desejar em matéria de qualidade ambiental e espacial. Esta combinação de estratégias e ideias contribui muito para qualificar o ambiente urbano onde está inserida além de proporcionar qualidade de vida à seus moradores.

© Hiroyuki Oki

Aonde deveria haver grama optamos por utilizar pedras 4x6, as mesmas utilizadas na mistura do concreto e por isso são fáceis de encontrar além de serem extremamente barata, diminuindo também os custos de manutenção do jardim.

© Hiroyuki Oki

O clima no Vietnã é caracterizado por altos índices pluviométricos ao longo do ano e por isso, decidimos por incorporar um sistema de tratamento de água da chuva e  águas residuais domésticas, redirecionando-as para a utilização nos jardins e áreas externas da casa.

© Hiroyuki Oki

Para a realização do projeto e construção da casa levamos ao todo 12 meses, sendo que a conta mensal de eletricidade gira em torno de US$ 8 a US$ 10, o que é incrivelmente mais barato do que a maioria de projetos similares no Vietnã.

© Hiroyuki Oki

Nha Trang é uma das principais regiões do Vietnã procuradas por turistas e por isso possui um enorme potencial de desenvolvimento. A casa poderia ser facilmente adaptada para acolher turistas ou até para ser transformada em um café ou restaurante.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Brisa natural e sinfonia lumínica / MW archstudio" [Natural breeze & lighting symphony / MW archstudio] 24 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911718/brisa-natural-e-sinfonia-luminica-mw-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.