Arq.Futuro e Beĩ Editora lançam Aprendendo A Viver Na Cidade na Escola Da Cidade

Cortesia de BEI Editora

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro - que já pode ser encontrado nas livrarias - e será lançado oficialmente na Escola da Cidade, no próximo dia 27/02. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

O curso se baseia na constatação de que, desde 2007, mais da metade da população mundial vive em cidades; no Brasil, a população é majoritariamente urbana desde a década de 1970.  ‘Aprendendo a viver na cidade’ mostra como aconteceu esse processo e quais são suas consequências, traçando um histórico do desenvolvimento das cidades, do conceito de urbanismo e apresentando estudos de caso retirados da realidade brasileira. “Mais que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação”, afirma a autora Beatriz Vanzolini.  

Cada capítulo do livro é dividido em aulas que explicam conceitos-chave do urbanismo moderno, detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos e oferecem aos jovens as ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos e atividades que consolidam o aprendizado e dicas de livros e filmes que aprofundam o conteúdo. Vídeos exclusivos e raps compostos por Rafael Gomes, o MC MMoneis, sintetizam os temas apresentados de forma bem-humorada e objetiva.

O arquiteto Vinicius Andrade explica que “a cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores”. É este, na realidade, o grande foco do livro. Para Tomas Alvim, do Arq.Futuro, “o curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã”.

Aprendendo a viver na cidade é um guia para o exercício da cidadania, um curso que permite ao jovem assumir suas responsabilidades e criar, coletivamente, o ambiente em que vive.

 

LIVRO APRENDENDO A VIVER NA CIDADE
Autores: Arq.Futuro, Beatriz Vanzolini e Vinicius Andrade
Páginas: 152 Formato: 21,6 x 26,8cm
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2019
ISBN: 978-85-7850-151-8
Preço de capa: R$ 70,00

LANÇAMENTO – APRENDENDO A VIVER NA CIDADE
Data: 27/02
Horário: 19h30
Programa: 19h30 – Assinaturas dos autores 20h00 – Bate-papo entre a autora Beatriz Vanzolini e Regina Meyer (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professora titular da FAU-USP).
Local: Escola da Cidade Endereço: Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Arq.Futuro e Beĩ Editora lançam Aprendendo A Viver Na Cidade na Escola Da Cidade" 19 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911714/aruturo-e-bei-editora-lancam-aprendendo-a-viver-na-cidade-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.