Saiu o primeiro trailer do filme "O Fotógrafo Voador"

Sara Nunes, realizadora de filmes de arquitetura da Building Pictures, acompanha Fernando Guerra, “O Fotógrafo Voador”, durante o período de um ano. O filme que estreará este ano no Arquitecturas Film Festival, no Cinema São Jorge em Lisboa, tem agora o seu primeiro trailer.

As fotografias de Fernando Guerra são conhecidas e muito se escreve e fala sobre um dos melhores fotógrafos de arquitetura do mundo. Este tem procurado manter-se invisível, longe das câmaras das entrevistas e conferências. O documentário é a oportunidade de conhecer as suas histórias, as suas paixões, o seu olhar e “embarcar” no seu processo criativo.

© Building Picture

Sara Nunes começou por acompanhar o trabalho do fotógrafo no Brasil e no Dubai e registar as entrevistas dos premiados arquitetos brasileiros Isay Weinfeld, Arthur Casas, Márcio Kogan e dos arquitetos dos Emiratos Árabes Unidos X-Architects.

Em Alvaro Siza, foi buscar a inspiração para o título do documentário na dedicatória que este fez a Fernando Guerra, na ocasião do Prémio Valmor.

© Fernando Guerra | FG+SG

A viagem que a realizadora mais acredita que os espectadores terão curiosidade em ver, será até à Ásia. É lá que Siza, juntamente com Carlos Castanheira, mais obras constrói neste momento e onde, até agora, apenas as conhecemos através das lentes do fotógrafo. Esta viagem “ainda é um sonho” diz Sara Nunes, atualmente à procura de patrocínios.

Está previsto ainda acompanhar Fernando, em Portugal, e na sua paixão pelas máquinas fotográficas, pelos automóveis e no seu hobby favorito: desenhar acessórios para a FG Edition.

© Fernando Guerra | FG+SG

“Sempre disse aos meus amigos que um dia seria o Fernando Guerra dos filmes de Arquitetura... e mais tarde, o Fernando seria a Sara Nunes da fotografia. Hoje, já não penso assim. A minha concorrência sou eu própria, com muito para aprender com o Fernando!”

© Fernando Guerra | FG+SG

O filme é sobre alguém que se entrega todos os dias à paixão de fotografar, sem restrições ou desculpas: “o melhor de tudo”, como diz no trailer o arquiteto Arthur Casas, e que depois de ter trabalhado para vários pritzkers, continua a dizer que o que lhe interessa “são sempre as pessoas”. Márcio Kogan vai mais longe: “é um super ser humano”.

© Fernando Guerra | FG+SG

A realizadora quer que o filme chegue à Netflix. Acredita que a história do “Fotógrafo Voador” pode inspirar muita gente com o seu talento, humanidade e despertar o interesse de vários públicos: dos amantes da fotografia, da arquitectura, dos automóveis, do design, da arte e das viagens.

© Building Picture

Até agora a Building Pictures contou com o patrocínio d’ O Feliz e da Panoramah!. Tem a parceria estratégica da Casa da Arquitectura, que fará a estreia do documentário na Cidade Invicta, e de outras instituições como a Canon, a Trienal de Lisboa, a Ordem dos Arquitectos, o UPTEC, ArchDaily, FAUP e FAUL.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Saiu o primeiro trailer do filme "O Fotógrafo Voador"" 04 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910728/saiu-o-primeiro-trailer-do-filme-o-fotografo-voador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.