Residência Azul / BETA office for architecture and the city

© Marcel van der Burg

Residência Azul / BETA office for architecture and the city - Mais Imagens+ 13

Amsterdã, Países Baixos
  • Consultoria Conforto Térmico: Huibert Spoorenberg
  • Engenharia: Huibers Constructieadvies
  • Construtora: ATB Leerbroek
  • Arquitetos Responsáveis: Evert Klinkenberg, Auguste van Oppen
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência não é respeitosa: ela é uma expressão do hiperpessoal. De cor azul, ela questiona e celebra a arquitetura informal.

© Marcel van der Burg

Tal como acontece com muitos empreendimentos iniciados durante a recessão econômica, a construção de Buiksloterham foi impulsionada pelos projetos feitos por conta própria.  Essa forma de desenvolvimento urbano leva à experimentação na tipologia da casa. As preferências pessoais na organização espacial seguem para as fachadas, resultando em paisagens urbanas ecléticas. A Residência Azul é um experimento, homenageando essa condição e ao mesmo tempo criticando-a.

© Marcel van der Burg

A residência celebra a individualidade e inegavelmente reflete as personalidades coloridas dos clientes. Sob medida para a combinação da vida empresarial e familiar, a casa abriga, na sua parte superior, o escritório. Um espaço principal escultural começa acima da rua e surge em cascata no jardim, criando uma forte conexão visual com o exterior desde todos os níveis. Grandes aberturas em fachadas opostas equilibram a luz natural, enquanto o espaço é formado pela plasticidade da cozinha e da escada. Além das grades de aço hápticas, todas as superfícies são desmaterializadas e artificiais.

© BETA
© Marcel van der Burg
Esquema Corte

Embora a Residência Azul reflita o hiperpessoal, ela não utiliza muitas características formais de uma casa procurando, até mesmo, perturbar a imagem de uma casa típica. Sua materialidade e suas características espaciais assemelham-se as de um edifício público e não de um interior doméstico. As fachadas estão pintadas na cor azul e adornadas com composições figurativas. A casa é deliberada em sua ambiguidade: ela quer se destacar entre seus vizinhos de tons suaves ou quer desaparecer?

© Marcel van der Burg

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Azul / BETA office for architecture and the city" [Blue House / BETA office for architecture and the city] 08 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910712/residencia-azul-beta-office-for-architecture-and-the-city> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.