Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - MesaApartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, Iluminação, CadeiraApartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, SofáApartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Sofá, Janela, Bancada, Fachada, CadeiraApartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Rua 141, ZALC Arquitetura; Rua 141, ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Romulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arbo real, Art Shot, Bertolucci, By Kamy, Clami, Codexhome, Dpot Objetos, Estudio Rain, Estudio Rika, Estúdio Bola, Etel, Legado Arte, Lumini, Lurca, Neobambu, Protecnica, Trousseau

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Primeiro apartamento de uma jovem que gosta de receber os amigos em casa e que gostaria de aproveitar ao máximo a área de 70metros quadrados do imóvel, o apartamento AN tem projeto assinado pelo escritório Rua 141, da arquiteta Mona Singal, e pelo arquiteto Rafael Zalc. Para esta obra, a integração era o ponto principal, além do conceito “urban jungle”.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, Sofá
© Romulo Fialdini
Planta perspectivada

Entre as mudanças, o terraço precisava ser integrado com a área interna, mas preservando o aspecto de área externa. Para isso, os arquitetos mantiveram a memória do terraço através dos usos dos materiais, como o deck. Já a área íntima ficou mais reservada e a distribuição dos espaços possibilitou a criação de um pequeno escritório no terraço ao lado do quarto, que seria apenas o terraço técnico, e um closet.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, Iluminação
© Romulo Fialdini

Na área social, o protagonismo ficou com a estante suspensa – desenvolvida especialmente para o projeto - com jogo de caixas de madeira e estrutura metálica.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Sofá, Janela, Bancada, Fachada, Cadeira
© Romulo Fialdini

A natureza invade parte desta estante preenchendo alguns vazios, compondo com objetos de designers brasileiros. Foi usado o conceito de “urban jungle” que mistura o verde com elementos urbanos, como o metal. Explorou-se ainda as texturas e cores dos materiais, como o cimento queimado do piso, os tijolos na parede e a madeira.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Romulo Fialdini

Foram escolhidos mobiliários e luminárias de designers brasileiros de diferentes épocas, cada um contando uma história, mas sem se sobrepor ao outro. Texturas e cores dos materiais foram explorados, assim como a escolha da madeira natural na marcenaria – que em alguns pontos ganhou o tom azul, se comunicando com a cozinha - e cimento queimado no piso e os tijolos na parede.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Janela
© Romulo Fialdini
Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Mesa, Janela, Pátio
© Romulo Fialdini

Foi ainda removido o caixilho que separava o terraço do living para criar uma grande área social, e também a parede que separava a cozinha do living. O banheiro, que hoje é o lavabo, pertencia à suíte, enquanto o outro banheiro era o que ficava no living. Onde era o segundo quarto, foi feito um closet. Essa integração foi o grande desafio do projeto, que buscou também priorizar a entrada de iluminação e ventilação natural em toda área social.

Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Sofá, Dormitório
© Romulo Fialdini
Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura - Pia, Janela, Banheiro, Chuveiro, Bancada
© Romulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento AN / Rua 141 + ZALC Arquitetura" 11 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910685/apartamento-an-rua-141-plus-rafael-zalc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.