O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Rafael Zalc
  6. 2016
  7. Apartamento AN / Rua 141 + Rafael Zalc

Apartamento AN / Rua 141 + Rafael Zalc

  • 10:00 - 11 Fevereiro, 2019
Apartamento AN / Rua 141 + Rafael Zalc
Apartamento AN / Rua 141 + Rafael Zalc, © Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

© Romulo Fialdini © Romulo Fialdini © Romulo Fialdini © Romulo Fialdini + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Mona Singal + Rafael Zalc
  • Área

    70.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Primeiro apartamento de uma jovem que gosta de receber os amigos em casa e que gostaria de aproveitar ao máximo a área de 70metros quadrados do imóvel, o apartamento AN tem projeto assinado pelo escritório Rua 141, da arquiteta Mona Singal, e pelo arquiteto Rafael Zalc. Para esta obra, a integração era o ponto principal, além do conceito “urban jungle”.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini
Planta perspectivada
Planta perspectivada

Entre as mudanças, o terraço precisava ser integrado com a área interna, mas preservando o aspecto de área externa. Para isso, os arquitetos mantiveram a memória do terraço através dos usos dos materiais, como o deck. Já a área íntima ficou mais reservada e a distribuição dos espaços possibilitou a criação de um pequeno escritório no terraço ao lado do quarto, que seria apenas o terraço técnico, e um closet.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

Na área social, o protagonismo ficou com a estante suspensa – desenvolvida especialmente para o projeto - com jogo de caixas de madeira e estrutura metálica.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

A natureza invade parte desta estante preenchendo alguns vazios, compondo com objetos de designers brasileiros. Foi usado o conceito de “urban jungle” que mistura o verde com elementos urbanos, como o metal. Explorou-se ainda as texturas e cores dos materiais, como o cimento queimado do piso, os tijolos na parede e a madeira.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

Foram escolhidos mobiliários e luminárias de designers brasileiros de diferentes épocas, cada um contando uma história, mas sem se sobrepor ao outro. Texturas e cores dos materiais foram explorados, assim como a escolha da madeira natural na marcenaria – que em alguns pontos ganhou o tom azul, se comunicando com a cozinha - e cimento queimado no piso e os tijolos na parede.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

Foi ainda removido o caixilho que separava o terraço do living para criar uma grande área social, e também a parede que separava a cozinha do living. O banheiro, que hoje é o lavabo, pertencia à suíte, enquanto o outro banheiro era o que ficava no living. Onde era o segundo quarto, foi feito um closet. Essa integração foi o grande desafio do projeto, que buscou também priorizar a entrada de iluminação e ventilação natural em toda área social.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento AN / Rua 141 + Rafael Zalc" 11 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910685/apartamento-an-rua-141-plus-rafael-zalc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.