Casa IF / M2.senos

Casa IF / M2.senos - Imagem 2 de 83Casa IF / M2.senos - JanelaCasa IF / M2.senos - Janela, FachadaCasa IF / M2.senos - Imagem 34 de 83Casa IF / M2.senos - Mais Imagens+ 78

Ílhavo, Portugal
  • Arquitetos: M2.senos; M2.senos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpintaria Venezolana, Geberit, Isolterm, Qual, Samagaio e Capao
  • Construção: Licinio Lourenco LDA
  • Engenharia: Joao Malaquias
  • Imagens Virtuais: Archistudio
  • Comunicação: Catarina Isidoro
  • Arquitetos Responsáveis: Ricardo Senos, Sofia Senos
  • Cidade: Ílhavo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto
Requisitos do projeto: Centralização do programa habitacional na biblioteca; lote em gaveto, com três frentes urbanas, forma quase triangular; envolvente urbana com poucas referências; paisagem aberta sobre campos agrícolas, em especial para o lado sul/poente; garantir a livre circulação do Luki (o cão) por toda a casa.

Casa IF / M2.senos - Imagem 2 de 83
© do mal o menos
Casa IF / M2.senos - Janela, Fachada
© do mal o menos

A implantação da casa, acompanha a forma do terreno. A volumetria de dois pisos impõe-se à rua, mas, no seu desenvolvimento para o tardoz do terreno, desvanece-se sutilmente, perdendo escala, extinguindo-se quase num ponto.

Planta - Térreo
Casa IF / M2.senos - Janela
© do mal o menos

A coerência projetual provém de uma libertação formal, de um exercício de desenho mais orgânico, beneficiando da subtileza das linhas curvas. Todo o volume é trabalhado através de cheios e vazios. Procura-se uma boa exposição solar dos espaços interiores, assim como o conforto dos espaços exteriores, em especial no piso térreo, criando uma relação natural entre a cozinha, sala e piscina.

Casa IF / M2.senos - Fachada, Janela
© do mal o menos

No piso superior, intensifica-se a relação do espaço de biblioteca com a paisagem, que se torna presença cênica, enfatizada pela floreira existente na varanda da biblioteca, que cumpre a dupla função de conferir privacidade ao espaço de trabalho e enquadrar a paisagem.

Casa IF / M2.senos - Imagem 60 de 83
© do mal o menos
Casa IF / M2.senos - Cama, Janela, Dormitório
© do mal o menos

A escada exterior aproxima a varanda e o jardim do lado sul. Assim, facilita-se os percursos do Luki. A entrada na habitação faz-se lateralmente, a norte. O hall alarga-se à sala, que se encontra em franca relação com a cozinha e com o espaço exterior.

Casa IF / M2.senos - Janela
© do mal o menos

Para o lado norte/nascente, e conscientemente isolado dos espaços sociais, existe um quarto com uma instalação sanitária e lavandaria que dá acesso ao programa complementar da habitação: um espaço exterior, de parqueamento automóvel, e um espaço de oficina, equipado com uma instalação sanitária.

Casa IF / M2.senos - Fachada
© do mal o menos

A área da ducha corresponde ao encerramento da volumetria, fundindo-se com o limite do terreno. No piso superior, a biblioteca é a rótula de distribuição dando acesso a um quarto, a uma instalação sanitária e uma suite. O cinzento da casa é uma base neutra que procura os reflexos dos campos de feno da envolvente, assim como a luz dourada do sol , ganhando diferentes tonalidades ao longo do dia em especial, ao pôr do sol.

Casa IF / M2.senos - Imagem 6 de 83
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa IF / M2.senos" 09 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910471/casa-if-menos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.