Projeto Experimental Xuhui/ SUP Atelier

O pátio e a casa . Imagem de © Su Chen, Chun Fang

Projeto Experimental Xuhui/ SUP Atelier - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: SUP Atelier; SUP Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  157
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Su Chen, Chun Fang
  • Colaboraodres: Qingguang Yu, Xiaoyan Sun, Rongxiang Shi, Gaolou Li, Yue Zhang
  • Projeto Luminotécnico : X Studio, School of Architecture, Tsinghua University
  • Paisagismo: DDON
  • Sistema De Controle Do Edifício: Huaguangyuan, Phantom
  • Cliente: CIFI Group
  • Arquiteto Responsável: Yehao Song
  • Equipe : Xiaojuan Chen, Dan Xie, Jingfen Sun, Zhenghao Lin, Yingnan Chu, Dongchen Han, Haowei Yu, Liangang Tong
  • Cidade: Shunyi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Vista Aérea. Imagem de Courtesy of SUP Atelier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Xuhui No.26, em Shunyi, Beijing, o projeto foi comissionado pelo Grupo Xuhui que tinha como objetivo criar um espaço multiuso coletivo dentro do Parque. O uso do espaço pode ser agendado pelos residentes a partir de um sistema inteligente. Além disso, contando com a colaboração dos sistemas BREEAM do Reino Unido, e o LEED dos Estados Unidos, o projeto serve como um demonstrativo de edifício que tem zero consumo de energia, conforto térmico otimizado e promove a sustentabilidade por meio de atividades temáticas de mitigação dos problemas ambientais.

Sala de estar coletiva. Imagem de © Su Chen, Chun Fang
Planta - Térreo
Sala de exercícios com vista para o jardim. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

O projeto está cercado, na parte sul, com um parquinho comunitário no sul. Ao contrário do layout centralizado frequentemente visto em projetos sustentáveis, o edifício principal consiste em três unidades semelhantes que estão espalhadas entre árvores: um centro de atividades esportivas, um lounge e um café e espaço de leitura, que também pode ser usado como um showroom de ciência popular, que pode ser operado separadamente. As três unidades ficam em um pátio submerso pavimentado com cascalho permeável. Os usuários podem entrar neste pequeno edifício através de uma passagem de madeira através do jardim. A passarela de madeira suspensa e as trincheiras de tubulação por baixo conectam as três unidades com um centro de controle de energia inteligente que forma um modo “3 acionado por 1”.

Diagrama
Diagrama - Estrutura

As principais estruturas, de madeira pré-fabricada e grelhas de madeira carbonizada também pré-fabricadas, correspondem ao conceito de zero carbono a partir das perspectivas de materiais e construção. Elementos arquitetônicos das três unidades foram classificados em vários grupos de módulos padronizados com tecnologia verde. Através da modificação e combinação, estes módulos podem adaptar-se a vários espaços e facilitar estudos comparativos e promoção de tecnologias sustentáveis.

Espaço de estar coletivo. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

Como uma plataforma experimental para edifícios pré-fabricados com consumo de energia zero, o projeto estabeleceu um mecanismo integrado de processo chamado de “design-construction-test-feedback”. Com a ajuda da tecnologia da informação, a análise de indicadores sustentáveis pode trazer métodos de implementação, que podem se encaixar em edifícios recém-construídos e renovados em áreas frias, ou servir como protótipos em projetos públicos e de habitação.

Interior da Sala de exercícios. Imagem de © Su Chen, Chun Fang
Interior da Sala de exercícios. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

Este projeto está localizado em uma área fria, onde o consumo de energia de aquecimento e resfriamento é enorme. Foi necessário, portanto, pensar em estratégias de design passivo, como telhados projetados com dispositivos de dutos de ar e fachadas compostas com vidros duplos fotovoltaicos e envelope de madeira pré-fabricado de dupla camada, para impulsionar a ventilação natural.

Área de ventilação e iluminação natural. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

As aplicações de energia renovável incluem vidro com filme, geração de energia fotovoltaica e um sistema de aquecimento híbrido alimentado por energia solar térmica e bomba de calor de fonte de ar. Estratégias sustentáveis de drenagem também foram integradas à paisagem: telhados verdes e um pátio permeável podem purificar e reter a água da chuva.

Estrutura dupla. Imagem de © Su Chen, Chun Fang
Detalhe. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

Os edifícios estão equipados com sistemas de controle de inteligência. Através do monitoramento em tempo real dos indicadores ambientais (temperatura, umidade, iluminação, CO2, PM 2.5, raios infravermelhos), o sistema de energia pode ser controlado automaticamente para economizar energia e reduzir as emissões. O público também pode ver os indicadores em tempo real.

Pátio cercado pela sala de exercícios e pela sala de leitura. Imagem de © Su Chen, Chun Fang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shunyi, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Experimental Xuhui/ SUP Atelier" [Xuhui Demonstrative Project / SUP Atelier] 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910399/projeto-experimental-xuhui-sup-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.