Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa na Serra do Cipó / TETRO Arquitetura

Casa na Serra do Cipó / TETRO Arquitetura

© Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança + 34

  • Arquitetos: TETRO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  406
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Jomar Bragança
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aludesign, Artpedras, Esmad, Marcenaria Conceito / Florense / Cook Cozinhas, Neder Coberturas, Sol & Ar, Solarvolt, Templum / Santa Mobiliário, Terratile, iluminar
  • Colaboradores: Letícia Castro, Robson Araújo
  • Projeto Estrutural De Concreto: Cláudio Bittencourt (EBPI)
  • Projeto De Estruturas De Madeira: ESMAD
  • Projeto De Instalações Elétricas, Hidráulicas E De Ar Condicionado: PROALPHA Engenharia e Consultoria
  • Construção: Samel Engenharia +Ferreira e Silva Empreiteira
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto.

Esta casa implantada em meio a natureza está localizada na Serra do Cipó, a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte. O terreno possui uma vegetação nativa de cerrado, característica da região e um leve declive, o que possibilita uma impressionante vista para as montanhas. A casa é inserida como um elemento horizontal, solto sobre terreno, e direcionado para a vista. Sua implantação se dá em dois níveis, sendo que no nível superior estão localizados praticamente todos os espaços privativos e no inferior estão localizados os espaços destinados aos usos de lazer.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O acesso principal se dá por um grande vazio, localizado em um nível intermediário. Por esse espaço pode-se acessar a casa por uma rampa e o lazer por uma escada de pedra que se desenvolve suavemente por entre um jardim. No nível superior estão localizados os três quartos e a sala contígua à varanda e são estes os ambientes que tem a melhor vista para as montanhas. Além disso, estão neste pavimento a cozinha e uma biblioteca para abrigar o acervo do morador. No nível inferior estão localizados um espaço gourmet com uma área de estar, um atelier, os vestiários, a sauna, os espaços de serviços e uma piscina em formato orgânico.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança
Planta nível inferior
Planta nível inferior

A casa foi concebida em uma estrutura mista de concreto e madeira. Os materiais são dispostos no volume como que em camadas. É clara a leitura das quatro camadas: A primeira é caracterizada pela pedra, que está presente nos fechamentos, muros e pisos dos espaços de lazer e se dá como uma continuidade natural do material presente na região. A segunda é o concreto aparente presente na laje entre os dois níveis, nos pilares e na rampa principal de acesso à casa. A alvenaria branca dos fechamentos do nível superior é a terceira camada e contrasta com as demais que possuem tonalidades escuras. A quarta camada é a madeira presente nas esquadrias e na estrutura da cobertura. Essa cobertura é caracterizada por uma grelha de madeira laminada colada, na forma de um telhado borboleta, que fica aparente em todos os ambientes do nível superior.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Serra do Cipó / TETRO Arquitetura" 29 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909881/casa-na-serra-do-cipo-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.