Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas

A Realidade Virtual oferece benefícios que, há apenas alguns anos, seriam dificilmente imagináveis. É possível andar pelos projetos antes de serem construídos; os espaços internos são totalmente vivenciados antes de todos os detalhes serem decididos. Ela permite que arquitetos e clientes tenham a capacidade de trabalhar como verdadeiros colaboradores em um projeto.

Como as empresas continuam a desenvolver sua expertise nessa nova ferramenta, seus benefícios só tendem a crescer.Os especialistas por trás do Enscape, um revolucionário software de renderização em tempo real, estão fazendo isso acontecer. Inclusive, numa experiência de Realidade Virtual particularmente bem-sucedida, um cliente que ficou durante anos insatisfeito com um projeto, pôde trabalhar com seus arquitetos usando RV e juntos chegaram a uma alternativa satisfatória em apenas algumas horas.Qualquer arquiteto que tenha lutado para satisfazer um cliente sabe como isso pode ser um sonho.

O Enscape é um plugin que cria não apenas visualizações instantâneas e de alta qualidade (sem necessidade de esperar pela nuvem), mas também permite que os usuários continuem a projetar dentro de um modelo totalmente renderizado. Esse processo contínuo tem benefícios óbvios, mas os novos usuários podem não ter certeza do que levar em conta ao começar. Seguem, aqui, dicas e percepções de especialistas:

Faça da visualização em RV parte do trabalho diário

O processo de visualização tradicional faz parte da prática cotidiana e toma tempo do desenvolvimento do projeto.Renderizações detalhadas podem levar muito tempo para serem concluídas, enquanto as mais rápidas podem dar apenas uma ideia básica de um espaço. A Enscape abandona essa abordagem, permitindo que os projetistas visualizem e adaptem seu projeto em tempo real. Mesmo nos estágios iniciais de conceito (quando poucos arquitetos considerariam a renderização), uma visualização rápida pode oferecer insights sobre elementos básicos que podem ser difíceis de mudar posteriormente.

A facilidade com que você pode renderizar com o Enscape faz com que você não encontre uma razão para não fazer isso.

Modificando projetos durante uma renderização

Cortesia de Enscape

A iteração pode ser a marca do processo de projeto, mas não significa que isso seja sempre fácil de alcançar. Renderizações, em particular, tradicionalmente mostram um momento congelado do processo. Devido ao tempo que elas levam para serem feitas, muitas vezes os projetistas são forçados a referenciar repetidamente imagens antigas. O Enscape acaba com essa frustração,combinando modelagem com visualização para permitir que os usuários alterem seus projetos - e vejam essas mudanças - em tempo real. O atraso é uma coisa do passado, mesmo ao processar materiais ou superfícies visualmente complexas. Quando itens são adicionados ou removidos do modelo, eles são adicionados ou removidos na visualização também.

Detecte problemas rapidamente

Um dos maiores benefícios da visualização em tempo real é a capacidade de perceber rapidamente problemas não detectáveis. Estes podem variar de problemas triviais (superfícies posicionadas em uma área que recebe o brilho excessivo do sol) asignificativos (escala desproporcional, circulação confusa). Ver o espaço como seria experimentado - e não como um conjunto de volumes coloridos - permite que arquitetos e clientes capturem e resolvam problemas imediatamente.

Ao incorporar a visualização em todos os estágios do processo de projeto, os problemas que aparecem de "surpresa" também podem se tornar uma coisa do passado para os arquitetos.

Cortesia de Enscape

Crie sua própria experiência

Muitos novos usuários imaginam que a realidade virtual é uma experiência extremamente definida - que pode levar um tempo significativo para montar e coordenar. Não precisa ser assim. Embora a criação prévia de cenas e perspectivas possa evitar confusões na hora da apresentação, a rapidez do Enscape também permite que você explore o modelo na hora.

Ao contrário de muitos programas, o Enscape não requer tempo para carregar novas visualizações. Ele também pode suportar ajustes de projeto em tempo real, permitindo que os usuários incorporem o feedback do cliente instantaneamente.

Escolha o nível de detalhamento

Embora renderizar um projeto ao longo de todo o processo possa ser uma maneira útil de avaliar o progresso, nem sempre é necessário (ou até mesmo útil) se concentrar nos detalhes. O Enscape oferece diversas configurações de renderização, permitindo que o usuário escolha seu nível preferencial de complexidade. Em sua forma mais simples, foca-se no alto desempenho e gera-se uma imagem simples. Em sua opção mais avançada, o programa fornece tecnologia de ponta para obter imagens realistas. Todas essas configurações podem ser usadas em RV.

Cortesia de Enscape

O Modo Rascunho é útil para uma rápida impressão do espaço. Este modo modela completamente todos os elementos, mas não adiciona detalhes renderizados, como iluminação ou acabamentos. No Modo Médio, há iluminação global em visualização não-RV (ou seja, visualização de desktop) e gráficos mais detalhados em geral. Para apresentar um projeto a clientes ou fazer uma revisão com a equipe do projeto, pode ser útil alternar para os Modos Avançado e Ultra, que apresentam as renderizações com detalhes realistas. Ambos os modos exigem placas gráficas poderosas (as placas gráficas recomendadas para o modo Ultra são as Nvidia Quadro P6000 ou GTX 1080 ou superiores) e processam o projeto com todos os detalhes, materiais, planos de fundo e iluminação definidos.

Escolha o hardware adequado para você

A capacidade de adaptação do Enscape é tal que ele pode ser usado com uma variedade de headsets de visualização; Os mais populares hoje são o Oculus Rift, o HTC Vive e o WMR. Cada opção oferece benefícios diferentes, e diferentes situações, usuários e necessidades podem exigir uma configuração diferente. As visualizações do Enscape são realizadas sem problemas nos principais modelos. Um breve guia sobre os três principais:

Oculus Rift:

O Oculus Rift é mais leve e mais móvel do que um headset comum, o que o torna ideal para apresentações fora do escritório. Também é confortável e não restritivo, portanto, os usuários menos familiarizados com RV podem usá-lo numa experiência menos desorientadora.

HTC Vive:

O HTC Vive possui excelente rastreamento (com menor atraso que alguns headsets) e cores (graças ao seu display OLED) - mas essa qualidade vem com menos mobilidade. Como esse hardware é mais difícil de configurar, é mais adequado para salas de RV estacionárias. À medida que a RV se tornar uma prática mais padronizada, os espaços de RV podem se tornar tão (se não mais) comuns quanto as salas de maquete nos escritórios de arquitetura.

WMR:

O WMR apresenta, indiscutivelmente, a resolução mais alta e a configuração mais fácil, mas seus rigorosos requisitos de hardware significam que talvez não seja a melhor opção para iniciantes. Dito isso, os usuários experientes provavelmente preferirão essa opção, já que é sem dúvida o melhor.

Fale com especialistas

Aprender um novo software é muitas vezes uma via de mão única, e os novos usuários têm que explorá-lo por conta própria para descobrir as nuances e resolver problemas específicos. Com o Enscape, no entanto, os desenvolvedores podem ser acessados por meio de fóruns do software, o que significa que os usuários podem tirar dúvidas a qualquer momento. Além disso, os desenvolvedores do Enscape buscam feedback dos próprios usuários para fazer as atualizações, o que significa que este é realmente um software feito para arquitetos.

A realidade virtual pode parecer assustadora, mas não precisa ser. O Enscape é, entre todos os softwares disponíveis, especialmente dedicado a tornar a integração da RV perfeita. Em breve, as dicas acima serão de conhecimento comum a todos.

Outros artigos:

Virtual Reality Headset

Usually, if you follow all the above steps, and have a powerful enough machine, cybersickness is not a big problem. However, it depends on the individual and his/her experience within Virtual Reality. Some of the most common symptoms of Cybersickness include such things as general discomfort, headaches, a feeling of movement within the stomach, generally feeling odd, nausea, disorientation and dizziness.

Best Practices - Using Enscape for Virtual Reality

The results are in and most clients find value in exploring their project in virtual reality (VR). The application of VR in the AEC industry empowers clients to explore the areas in the project that are important to them - at their own speed and in a way more natural than looking at 2D prints and static renderings.

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas" [Exploring Your Project in Virtual Reality: 7 Tips from the Experts Who Make It] 21 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909582/explorando-seu-projeto-em-realidade-virtual-7-dicas-de-especialistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.