Casa em Dong Tao / i.House Architecture and Construction

Casa em Dong Tao / i.House Architecture and Construction - Mais Imagens+ 46

Đông Tảo, Vietnã
  • Arquitetos: i.House Architecture and Construction; i.House Architecture and Construction
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  272
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AkzoNobel, Hai Long glass, Saint-Gobain, Schneider Electric, Toto
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada nos arredores da Província de Hung Yen. Voltada para um acesso que conecta as demais províncias e margeando uma estrada local, a residência se estende em um lote de 8,6 m de largura por 26,8 m de comprimento. Ao mesmo tempo que ele traz várias vantagens, esta característica geográfica também apresenta aos arquitetos certos desafios, como poluição, poeira e ruído das estradas ao projetar a casa. Levando em conta essas questões, decidimos deixar os primeiros 11 metros de frente da casa para um playground e um estacionamento, compensando o impacto adverso criado pelos fatores citados.O verde das plantas e flores traz a natureza de volta para a casa, equilibrando-se com a aparência áspera de tijolos e concreto e imergindo os moradores em espaços verdes.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O projeto da casa precisava atender às necessidades espaciais dos proprietários e de seus dois filhos e apresentar salas comerciais no térreo separadas para empresas e transportadores. Assim, dividimos toda a construção em dois blocos retangulares: vertical e horizontal, com a frente para a parte comercial e a posterior para morar. O bloco de trás, composto por uma cozinha, uma sala de jantar e quartos (incluindo um para os hóspedes) está ligado ao bloco da frente (uma área de serviço, uma sala de estar e dois quartos para crianças) através de uma cobertura. Assim, os dois blocos são conectados em termos de espaço e coerência em termos de função e, acima de tudo, essa estrutura leva luz natural a todos os cômodos.

Corte 01
© Hiroyuki Oki
Corte 03
© Hiroyuki Oki

A casa é exposta ao sol da manhã até o final da tarde, então o nível de calor é muito alto, embora, neste caso, o fenômeno da "ilha de calor urbano" tenha sido eliminado.Como solução, mantivemos a parede externa, removemos as paredes internas e construímos paredes espessas no lado exposto ao sol e paredes com cavidades na direção do vento, para que a casa rapidamente dissipasse o calor do verão.Além disso, as faixas de dois metros de bambu juntamente com as paredes cobertas de trepadeira rangoon e tigon funcionam como um filtro de ar que remove a poeira e traz ar fresco para dentro da casa. Além disso, no norte do Vietnã, o inverno geralmente traz baixas temperaturas e rajadas geladas de vento, de modo que as portas de vidro não apenas controlam a temperatura, mas também trazem luz e abrem espaço para a casa.A chuva foi outro fator a ser levado em conta no projeto, então o telhado sob o qual várias árvores são plantadas foi completamente removido para permitir a passagem do sol e as gotas de chuva para permitir que o desenvolvimento dessas plantas seja completamente governado pela natureza.

© Hiroyuki Oki

Finalmente, o nível necessário de energia para abastecer a casa foi minimizado pelas estratégias passivas e por cada canto cuidadosamente projetado. E aqui, um famoso ditado do arquiteto Luis Kahnsdden ecoa no ar “Uma sala não é uma sala sem luz natural”.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Dong Tao / i.House Architecture and Construction" [A House in Dong Tao / i.House Architecture and Construction] 15 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909379/casa-em-dong-tao-ihouse-architecture-and-construction> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.