Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora

A arquitetura aeroportuária é uma tipologia complexa para inovar. Exigências técnicas, de segurança e circulatórias forçam os projetos a seguirem caminhos limitados (e precedentes); pouco orçamento é deixado para criar espaços de descanso e muito menos esteticamente interessantes.

O que torna o espaço central do projeto de Safdie Architect para o Aeroporto de Changi, em Cingapura, ainda mais incomum. O Jewel Changi Airport reinventa o hall não apenas como um espaço intermediário para os viajantes, mas também como uma grande atração pública. O transporte público atravessa a cidade chegando até o aeroporto e fazendo com que o grande jardim e espaço comercial dentro da cúpula central sejam estabelecidos como um nó para o encontro. No futuro, um espaço no lado norte do parque sediará eventos públicos para até 1.000 pessoas.

Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora - Mais Imagens+ 1

© Safdie Architects

A estrutura, uma cúpula de vidro em forma de toróide, abriga uma floresta luxuriante que sobe pelos lados da estrutura de vidro. O jardim incluirá trilhas para caminhada, áreas de estar e até mesmo várias cachoeiras artificiais. Um óculo no centro do espaço, chamado de Vórtice da Chuva, permitirá que a água entre em cascata no centro do espaço. Após a conclusão do edifício, será a mais alta cachoeira interna do mundo. A água da chuva que cai na fonte será bombeada através da cachoeira e usada em todo o aeroporto para a construção de serviços e sistemas de irrigação. A estrutura toróide e a água corrente também atuam como um sistema de resfriamento passivo.

© Safdie Architects

Os visitantes do Vale da Floresta também poderão desfrutar de cinco níveis de espaço comercial em ambos os lados do jardim. Os vales verticais cortam o espaço comercial, permitindo o acesso entre as duas zonas, levando a luz aos níveis mais baixos.

O edifício está atualmente em construção e deve ser concluído em 2019.

© Safdie Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora" [Safdie Architects' Changi Airport Finds Beauty in a Challenging Typology ] 11 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909138/aeroporto-de-changi-de-safdie-architects-encontra-beleza-em-uma-tipologia-desafiadora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.